Ultima atualização em 17 de Agosto de 2018 às 18:27

Ufopa em fase final de preparação para implantar processo digital

A Pró-Reitoria de Administração (Proad/Ufopa), em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), realiza desde o dia 18 de julho de 2018 o treinamento de servidores que irão atuar na emissão de processos digitais, a partir do programa de Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac). Neste primeiro momento, o curso é direcionado a servidores que trabalham com a emissão de empenho de diárias e passagens e depois será estendido a outros programas, dependendo da demanda.

O treinamento e o posterior uso do modo digital representa economia em vários aspectos, como o não uso do papel, redução de tempo para abertura e finalização dos processos e gastos com deslocamento de servidores.

Francisco Saldanha, que preside o Grupo de Trabalho de Implantação do Processo Digital dos Campi, explicou que a iniciativa atende os comandos do Decreto nº 8539/2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Ele reforçou que “muitas vezes o servidor, para protocolar um documento de interesse particular, precisava pagar passagem para vir até a sede. Além disso, a própria administração tinha gastos com correio, sem contar o tempo para iniciar e finalizar cada processo, entre outros fatores”.

Francisco enfatizou ainda a prioridade destinada aos campi fora da sede, onde cada um recebeu a equipe de técnicos por dois dias. No total, 55 servidores de Alenquer, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Itaituba foram treinados para trabalhar com os processos com uso do meio digital. “Começamos a fazer treinamento específico de cada campus fora de Santarém dia 18 de julho e seguimos até o dia 8 de agosto”.

Treinamento sede – Os servidores lotados na Diretoria de Fiscalização de Contratos e no Protocolo da Ufopa em Santarém também já estão finalizando o treinamento. “Como são esses servidores que irão atender as demandas, inclusive dos outros campi, eles devem ser treinados para lidar com o programa. Depois, dependendo da demanda da Administração Superior, vamos treinando novos servidores, de outros setores, para trabalhar com o programa e com isso reduzir despesas e gerar benefícios para a Universidade”.

De acordo com o Decreto nº 8539/2015, a Ufopa tem até 8 de outubro deste ano para começar a utilizar o programa de processos digitais. “Ainda não vamos começar com uso de cem por cento de todo o módulo, mas iniciar representa que estamos valorizando um programa que gerou custos para a Universidade, além de atender as orientações legais”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/372fb7463e48a8655f7f0da65ef9cf5d.jpg

17/8/2018