Ultima atualização em 28 de Dezembro de 2018 às 10:13

Ufopa esclarece dúvidas sobre PSR 2019

As inscrições para Processo Seletivo Regular 2019 da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) continuam abertas até 23h59min do dia 14 de janeiro de 2019. São ofertadas 1.413 vagas, sendo 1.129 para os cursos do Campus de Santarém, 35 vagas para o curso do Campus de Alenquer, 35 vagas para o curso do Campus de Monte Alegre, 72 vagas para os cursos do Campus de Oriximiná, 36 vagas para o curso do Campus de Itaituba, 71 vagas para os cursos do Campus de Juruti e 35 vagas para o curso do Campus de Óbidos.

O período de inscrição começou no último dia 10 de dezembro e alguns candidatos apresentaram dúvidas sobre o PSR 2019. A respeito dos principais questionamentos, procuramos a equipe da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) para esclarecer as dúvidas frequentes dos candidatos. Entre as novidades deste ano está a criação do cadastro de reserva. Confira a seguir as respostas a este e outros questionamentos enviados à nossa equipe.

Comunicação Ufopa: Como vai funcionar o cadastro de reserva?

Proen: Para o preenchimento das vagas serão realizadas duas convocações. Na primeira convocação serão chamados os candidatos classificados por curso de opção. Na segunda convocação será chamado um número de candidatos correspondente a três vezes o número das vagas não preenchidas na primeira convocação, por curso/grupo, sendo o primeiro candidato classificado dentro do número de vagas remanescentes, e o segundo e o terceiro comporão o cadastro de reserva, de acordo com a ordem de classificação. Os candidatos do cadastro de reserva deverão comparecer para a entrega de documentos (fase de habilitação) em período definido em edital próprio, porém possuem mera expectativa de direito à vaga, que somente se efetivará caso haja vagas remanescentes. Em caso de ausência do candidato convocado, de indeferimento (após período de recurso) da habilitação do candidato ou de desistência de candidato já habilitado, a vaga será automaticamente preenchida pelo candidato do cadastro de reserva, de acordo com a ordem de classificação.

Comunicação Ufopa: A classificação será por grupo de cotas ou ampla concorrência?

Proen: Os candidatos serão classificados por curso de opção. Serão primeiramente preenchidas as vagas destinadas para ampla concorrência, segundo ordem decrescente geral de classificação, independente do grupo em que o candidato se enquadre, conforme informações prestadas no ato da inscrição. Desta forma, os candidatos que pertencem ao grupo de cotas também participam da seleção em ampla concorrência.

Comunicação Ufopa: Como relacionar a renda bruta familiar?

Proen: A renda é calculada somando-se a renda bruta (sem descontos) mensal dos componentes do grupo familiar e dividindo-se pelo número de pessoas que formam este grupo. Entende-se como grupo familiar a unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras pessoas que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todas moradoras em um mesmo domicílio.

Comunicação Ufopa: Como a Ufopa vai considerar as notas do Enem 2018 se o resultado do exame sai somente depois do término das inscrições?

Proen: A homologação da inscrição será realizada após a confirmação, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de que o candidato tenha realizado o Enem 2017 ou 2018. Para a comprovação da participação do candidato nas edições do Enem 2017 ou 2018, a Ufopa fará a consulta ao Inep, utilizando exclusivamente o número do CPF informado pelo candidato no ato da solicitação de inscrição ao PSR 2019. Caso o candidato tenha feito o Enem 2017 e 2018, o sistema extrairá as médias dos dois anos e prevalecerá a maior média.

Comunicação Ufopa: Como funciona a etapa da manifestação de interesse?

Proen: Os candidatos não chamados na primeira convocação e que desejem continuar concorrendo às vagas remanescentes, devem MANIFESTAR INTERESSE de participação na segunda convocação, na página http://www.ufopa.edu.br/proen, prestando atenção às datas, horários e locais a serem divulgados em edital complementar. É IMPORTANTE destacar que a manifestação de interesse não garante ao candidato vaga na Ufopa, bem como os candidatos que não confirmarem interesse no prazo estipulado perderão automaticamente o direito de concorrer às vagas remanescentes, sendo indeferidos liminarmente os recursos interpostos nesse sentido.

De acordo com a Proen, não haverá segunda opção de curso, somente a primeira. Neste caso, o candidato, no ato da inscrição, marca apenas a opção do curso a que quer concorrer na Ufopa.

A inscrição é gratuita e é realizada exclusivamente via internet – INSCRIÇÃO AQUI.

27/12/2018