Ultima atualização em 28 de Setembro de 2022 às 16:50

Ufopa informa providências a partir da denúncia de racismo

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) informa que, na manhã do dia 28 de setembro, a Reitoria reuniu-se com os alunos indígenas para tratar da denúncia de racismo formalizada à Ouvidoria da universidade na última terça-feira (27).

Na reunião, os discentes solicitaram o acompanhamento da apuração em curso. No âmbito administrativo, a comissão do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) já foi constituída e terá o prazo de até 60 dias para apuração do fato. O professor da disciplina foi substituído por outro docente, para que não haja atrasos nem prejuízos acadêmicos para a turma.

Na esfera penal, a Reitoria da Ufopa encaminhou ofício para a Polícia Federal (PF) comunicando indícios de cometimento de crime de racismo na Universidade.

A pedido dos discentes, será também constituída uma comissão interétnica, com representantes dos coletivos estudantis, de entidades ligadas aos movimentos indígena e quilombola e da Gestão Superior da Ufopa para, junto com a Diretoria de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), debater políticas de formação para os servidores da Universidade.

Histórico – Na terça-feira, 27, uma discente indígena protocolou uma denúncia de prática de racismo na Ouvidoria da Ufopa contra um docente da Universidade. Segundo a denúncia, o fato ocorreu em sala de aula, durante a disciplina “Química Ambiental”, ministrada pelo professor. No mesmo dia, foi instaurado processo administrativo para apuração da conduta do docente.

Importante ressaltar que a Ufopa atua em defesa dos direitos das populações indígenas e reprova qualquer tipo de postura que atente contra a dignidade humana. Leia na íntegra a nota oficial da Ufopa sobre a denúncia de racismo.

Santarém (PA), 28 de setembro de 2022.

ALDENIZE RUELA XAVIER
Reitora da Ufopa