Ultima atualização em 12 de Março de 2019 às 12:37

Ufopa inicia obras do Campus Regional de Alenquer

Segunda-feira, 11 de março, um dia marcante para a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) no município de Alenquer. Nesta data, foi iniciada a construção da sede, na Rua Beatriz do Vale, em terreno doado pela Prefeitura Municipal. Mas antes da colocação da placa da obra e das máquinas iniciarem a terraplanagem, ocorreu um longo trabalho de negociação para retirada das cerca de 100 famílias que ocupavam, desde maio do ano passado, o terreno destinado à universidade. O ato que marcou o início das obras reuniu os atores envolvidos na negociação, moradores, alunos e servidores.

A vice-reitora Aldenize Xavier, que esteve à frente das negociações, agradeceu a todos os envolvidos, principalmente os moradores ocupantes da área, o apoio e o empenho na liberação do terreno: “Hoje nós estamos com a documentação regularizada e com a segurança e a garantia de que podemos começar a obra, pois o nosso interesse é fixarmos a nossa instituição aqui em Alenquer, que hoje está em prédio alugado”.

Em sua fala, o reitor Hugo Diniz lembrou o compromisso que assumiu, há cerca de um ano quando assumiu a Reitoria, com os moradores de Alenquer e com a comunidade acadêmica da Ufopa: reduzir drasticamente o gasto atual de R$ 6 milhões, por ano, com aluguéis. Diniz reconheceu a necessidade que a população tem de moradia, porém reforçou a importância da construção de um prédio próprio, em Alenquer: “Nossos servidores estão aqui desde 2011. Iniciaram as atividades em salas emprestadas. Em 2017, foram para um prédio alugado, um local que não é adequado. Estão aguardando um local definitivo, fixo, próprio da universidade para exercerem suas atividades de maneira digna. Estamos negociando com a Prefeitura um local para receber os calouros de 2019”. Finalizou ressaltando a importância deste momento: “É histórico para Alenquer e para a Ufopa”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/8db217477df6f9bca38dab416737070a.jpg

Reitor Hugo Diniz discursa durante ato de início da obra do campus de Alenquer

Apoio da Prefeitura O início da construção só foi possível depois de uma longa e pacífica negociação entre a Prefeitura, Câmara de Vereadores, integrantes da Gestão Superior da Ufopa e os moradores, que desde maio de 2018 ocupavam o terreno doado pela Prefeitura. O prefeito de Alenquer, frei Juraci Estevam, comprometeu-se a doar aos moradores uma outra área: “Nós, vereadores, nossas secretarias - especialmente a de Assistência Social - vamos fazer de tudo para, o mais rápido possível, conseguir um espaço de forma legal para vocês ficarem lá estabelecidos”.

Siqueira definiu o momento como “memorável” e que já era esperado há muitos anos por todos: “A construção dessa universidade vai trazer emprego e renda para nosso município”. Finalizou parabenizando o reitor, sua equipe e os moradores que aceitaram desocupar o terreno, “por ajudar na reconstrução do município”.

Sobre a obra – De acordo com o engenheiro Oliveira Júnior, proprietário da empresa Mix Engenharia, responsável pela construção, a obra deve ficar pronta antes do prazo previsto. “Nosso prazo contratual para a conclusão é de 18 meses, mas nós acreditamos, por experiência, e por já estar executando uma obra similar, que esse prazo deverá ser adiantado, já que existe, por parte da empresa, um interesse em acelerar a obra para diminuição dos custos indiretos, e por parte da Ufopa, a gestão que nós estamos observando ser eficiente”.

Com valor estimado de R$ 4.370.000,00, a edificação terá quatro pavimentos, onde irão funcionar salas de aula, laboratórios e biblioteca.

Expectativa – A construção do campus da Ufopa em Alenquer está sendo iniciada em terreno que fica ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Beatriz do Vale. Os alunos esperam, em breve, ingressar no ensino superior, já no novo prédio. Foi o que afirmou a emocionada aluna do ensino médio Raiane Sousa: “Estou me sentindo linsojeada por fazer parte deste momento histórico. Eu sei que um dia eu e meus colegas vamos estudar nesta universidade”.

Integrante da primeira turma do curso de Administração da Ufopa, em Alenquer (2017), Joanice Simões também fez um depoimento emocionado: “É um sonho ver a Ufopa em Alenquer numa construção própria. Espero que os filhos dos meus colegas não precisem sair de Alenquer para cursar uma universidade, assim como os meus tiveram que ir para Santarém”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/bc29acaf70cc43fb161ee8feea5da77a.jpg

Empresa inicia a preparação do terreno para a construção do muro do campus de Alenquer

Durante o ato que marcou o início das obras do Campus Regional de Alenquer, estiveram presentes vereadores, secretários municipais, docentes, técnicos e alunos da Ufopa em Alenquer, alunos do ensino médio e população em geral.

Rita Sebastiana Rego é uma das líderes do movimento de ocupação. A saída dessas famílias foi pacífica, resultado de uma intensa negociação que envolveu o Poder Público, a Ufopa e os moradores. “A gente negociou com a vice-reitora, o Dr. Zezinho e o vice-prefeito, que estiveram com a gente desde o começo; aí a gente entrou no bom senso de cedermos metade do terreno, agora estamos ajudando a limpar a área. Tudo tranquilo”.

Comitiva da Ufopa – Estiveram em Alenquer, além do reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, a vice-reitora, Aldenize Xavier; o pró-reitor de Planejamento (Proplan), Rogério Favacho; a ex-diretora do Campus Regional de Alenquer e atual pró-reitora de Gestão Estudantil (Proges), Lidiane Leão;  a pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progep), Fabriciana Guimarães; o assessor multicampi, João Feitosa; e o superintendente de Infraestrutura, Vítor Viana.

Lenne Santos – Comunicação Ufopa

12/3/2019

Início das obras reúne servidores, alunos e comunidade em Alenquer. Foto: Lenne Santos (11/3/2019)