Ultima atualização em 4 de Junho de 2018 às 11:02

Ufopa investirá mais de seis milhões na construção da sede do Campus de Alenquer

Mesmo com terreno recentemente invadido, a Universidade licitará a obra este ano.

Ainda este ano, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) vai investir mais de R$ 6 milhões na construção de um prédio próprio para abrigar a sede do Campus de Alenquer, que atualmente funciona em um imóvel alugado no município. É o que prevê o Plano Emergencial de Infraestrutura da Ufopa, elaborado pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e aprovado pelo Conselho Superior de Administração (Consad) no 24 de maio.

De acordo com a Sinfra, o prédio, com quatro pavimentos, terá seis salas de aula, laboratório de informática, ambientes para professores, biblioteca, auditório, secretaria acadêmica, área de convivência, além da estrutura de banheiros e elevador, garantindo, assim, acessibilidade e conforto a alunos, professores e corpo técnico. Orçada em R$ 6.250.000,00, a obra será licitada ainda em 2018, com prazo de execução previsto para ocorrer em 36 meses. O Plano Emergencial também prevê a construção de um prédio padrão, nos mesmos moldes de Alenquer, em Itaituba, cujo campus também funciona em um imóvel alugado.

“O Campus Alenquer agradece ao Conselho Superior de Administração, bem como à Administração Superior da Ufopa, pela inclusão do município no Plano Emergencial de Infraestrutura 2018, com previsão de alocação de recursos orçamentários para a construção do prédio da Ufopa no município”, afirma a diretora do campus, Lidiane Nascimento Leão. O município abriga hoje o curso de Bacharelado em Administração, com duas turmas aprovadas nos processos seletivos de 2017 e 2018. São 80 alunos, além de 17 servidores, sendo oito professores e nove técnicos administrativos.

Atualmente o Campus funciona em imóvel alugado, o que representa limitação de espaço físico para receber novas turmas e atender adequadamente o atual corpo discente. “Para o curso de Administração, a aquisição de um prédio próprio representa não só uma necessidade a curto prazo, mas a realização de um sonho para os servidores da Ufopa que se encontram trabalhando em Alenquer desde 2011. Com uma sede própria poderemos receber mais alunos”, esclarece.

O prédio deverá ser construído no terreno doado à Ufopa pela Prefeitura Municipal de Alenquer em 2012, como consta o título definitivo de propriedade emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis do município. Situado na Travessa Beatriz do Vale, limítrofe à Escola Estadual Beatriz do Vale, bairro da Independência, o terreno ocupa uma área de 29.842,820 m2. “Com a construção da sede da Ufopa, a sociedade alenquerense será privilegiada com benefícios diretos para os moradores do bairro, como asfaltamento, segurança e transporte”, afirma Lidiane Leão.

Já a comunidade acadêmica será beneficiada com a oferta de espaços como auditório, lanchonete, reprografia, ambiente de convivência, entre outros. “Todos esses espaços não temos disponíveis no momento. Ademais, poderemos ampliar espaços hoje disponíveis como os da Biblioteca e do Laboratório de Informática para atender efetivamente uma turma de 40 alunos”.

Invasão - Segundo a diretora do Campus, nos dias 24 e 25 de maio deste ano, o terreno da Ufopa foi invadido por um grupo de 50 pessoas, que derrubaram a placa da Universidade, desmataram quase a totalidade do terreno e colocaram marcos dividindo-o em lotes. De acordo com servidores da Ufopa que visitaram o local, os invasores se recusaram a sair do terreno, alegando que o mesmo pertence à Prefeitura.

Diante da resistência dos invasores em se retirar pacificamente do imóvel da Universidade, a direção do Campus de Alenquer registrou no dia 25 de maio um boletim de ocorrência, bem como informou à Polícia Militar seu registro. A Administração Superior já solicitou à Procuradoria Federal junto à Ufopa que sejam tomadas as providências legais cabíveis para a reintegração do terreno em Alenquer.

4/6/2018

Maquete eletrônica do prédio (bloco padrão) que será construído nos campi de Alenquer e Itaituba.