Ultima atualização em 27 de Setembro de 2018 às 17:50

Reitoria da Ufopa lamenta a morte de Horácio Schneider

A Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) divulga nota de pesar pela morte do professor e pesquisador HORÁCIO SCHNEIDER, da Universidade Federal do Pará (UFPA), ocorrida na madrugada desta quinta-feira, 27, na cidade de Fortaleza, CE.

Confira aqui, na íntegra, a nota de pesar.

Comunica/Ufopa

27/9/2018

NOTA DE PESAR

O Magnífico Reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Hugo Alex Carneiro Diniz, em nome da Comunidade Acadêmica da Ufopa, expressa o seu mais profundo pesar pela morte do Prof. Dr. HORÁCIO SCHNEIDER, da Universidade Federal do Pará (UFPA), ocorrida na madrugada desta quinta-feira, 27 de setembro, na cidade de Fortaleza, Ceará. O traslado para Belém ocorrerá na madrugada de amanhã (28), e o velório e homenagens perdurarão ao longo de todo o dia.

Horácio Schneider era graduado em Ciências Biológicas pela UFPA em 1974, e professor da mesma universidade desde 1977. Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1B do CNPq, suas áreas de atuação eram Sistemática Molecular e Genética Animal.

Foi coordenador do Campus de Bragança da UFPA e primeiro diretor do Instituto de Estudos Costeiros daquele campus. Foi também presidente da Sociedade Brasileira de Primatologia e da Sociedade Brasileira de Genética – desta, mais de uma vez. Foi vice-reitor da UFPA durante a administração do reitor Carlos Maneschy.

Sempre lutou pela educação, ciência e justiça social. Sua trajetória acadêmica fica como exemplo de dedicação, empenho e profundo legado da UFPA para a ciência brasileira e internacional.

No âmbito pessoal perdemos uma pessoa amável e gentil. Um amante da poesia, de Fernando Pessoa e de um bom vinho.

A Gestão Superior da Ufopa considera irreparável esta perda, expõe a sua consternação e solidariedade para com a família e os amigos e decreta luto oficial de três dias.

Santarém, Pará, 27 de setembro de 2018.

HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ