Ultima atualização em 23 de Março de 2023 às 16:41

Ufopa lança aplicativo com dicionário WaiWai-português

O dicionário é fruto de uma parceria entre indígenas estudantes da Ufopa, da etnia Wai Wai, professores (as) e colaboradores (as) do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), Instituto de Saúde Coletiva (Isco) e do Campus Oriximiná, e torna possível a tradução da língua WaiWai para o português. O produto será lançado na quarta-feira, 22 de março, a partir das 14h, no Miniauditório do ICS, sala 327, no BMT I.

A iniciativa surge a partir do projeto “Wai Wai Tapota: tradução, conhecimento e interculturalidade”, que faz parte do Programa Integrado de Ensino, Extensão e Pesquisa (PEEX). O dicionário foi criado na versão beta e, além da tradução, viabiliza conhecimento e interculturalidade dentro do PEEX e é composto por aplicativo e site.

Na oportunidade, serão apresentados outros produtos e resultados que surgiram a partir da criação do projeto. A cerimônia é aberta à comunidade em geral.

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/4f67f50e81b792240223b19eedc6e1c0.jpg

20/03/2023