Ultima atualização em 17 de Julho de 2019 às 17:21

Ufopa lançará editais do Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

A partir deste ano de 2019, a Ufopa inicia uma nova forma de gestão e execução de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para fomentar o novo modelo, a previsão é que no próximo dia 19 de julho seja lançado o edital para Grupos Integrados em Ensino, Pesquisa e Extensão (PEEx), destinando 100 bolsas de graduação e 200 para estudantes do ensino médio. Outro edital, que está aberto para consulta pública, é o edital Conjunto ProEnsino, Pibic e Pibex, com total de 264 bolsas de graduação.

A ideia é fortalecer o ensino de graduação a partir de atividades de extensão e pesquisa, vinculadas aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs). No PEEx, os Grupos Integrados, formados por docentes e técnicos executam  planos de trabalho vinculados a um projeto gerador de pesquisa cujo conhecimento servirá para criar novas atividades de ensino e extensão. O programa prevê ações conjuntas com o ensino médio em escolas públicas parceiras da Ufopa, promovendo uma integração compartilhada da tríade ensino-pesquisa-extensão, na universidade e na escola básica.

Como forma de operacionalizar os programas integrados, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) e a Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) terão seus fluxos de processos igualmente integrados. Suas equipes já compõem o Comitê Gestor de Programas Institucionais (CGPrits), criado pela Portaria nº 136, de 21 de março de 2019, e que tem atribuição de gerenciar os programas institucionais da Universidade, funcionando em consonância com os comitês de avaliação de projetos das unidades acadêmicas, para acompanhamento dos projetos a serem executados.

A gestão integrada de programas como o PEEx dará dinamismo às ações temáticas planejadas no âmbito da Ufopa, a médio e longo prazo. A avaliação dos projetos submetidos ocorrerá mediante análise por pares da área de conhecimento, e preferencialmente externos à Instituição, de forma que seja garantida sua impessoalidade e imparcialidade. Busca-se alcançar as metas do eixo estratégico do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em que o ensino, a pesquisa e a extensão estejam integrados na perspectiva da inovação como seu propulsor diferencial.

Confira aqui o cronograma de editais para 2019.

Leia Mais: Ufopa abre até 18 de julho consulta pública para edital conjunto do ProEnsino, Pibic e Pibex

9/7/2019