Ultima atualização em 18 de Setembro de 2018 às 11:26

Ufopa abre inscrições dos Processos Seletivos Especiais Indígena e Quilombola 2019

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) abriu as inscrições para os Processos Seletivos Especiais Indígena (PSEI) e Quilombola (PSEQ) 2019. De interesse público, os processos seletivos especiais visam atender ao ingresso diferenciado de candidatos indígenas e quilombolas nos cursos de graduação ofertados em todos os campi da Universidade. No total, serão ofertadas 81 vagas para os candidatos indígenas e 77 vagas para candidatos quilombolas. Gratuitas, as inscrições serão realizadas no período de 17 de setembro a 7 de outubro de 2018, exclusivamente via internet, nos endereços eletrônicos http://www.ufopa.edu.br/psei2019, para o Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI), e http://www.ufopa.edu.br/pseq2019, para o Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ).

Atualmente, a Ufopa possui 737 alunos ingressantes por meio dos processos seletivos especiais, sendo 487 indígenas e 250 quilombolas. “É com muita satisfação que estamos fazendo o lançamento destes dois editais que consolidam uma política da Universidade Federal do Oeste do Pará que traduz o resultado de uma luta dos movimentos indígena e quilombola. É uma etapa importante, fruto de discussões intensas com as lideranças e a comunidade acadêmica, além de todo o trabalho da comissão de avaliação dos processos seletivos especiais”, afirmou o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, durante coletiva de imprensa. “Esses editais traduzem um trabalho intenso, a conquista de um espaço, além da intenção da Universidade de ser, de fato, uma Universidade integrada com os povos da Amazônia”.

No processo de inscrição, o candidato deve cadastrar-se, preenchendo o formulário eletrônico de solicitação de inscrição, seguindo as instruções ali contidas. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar sua opção de curso e o local de realização da prova. A divulgação das inscrições homologadas nos dois processos seletivos será feita no dia 10 de outubro de 2018 no endereço eletrônico www.ufopa.edu.br/proen.

PSEI 2019 – O Processo Seletivo Especial Indígena ofertará 81 vagas para os cursos de graduação oferecidos pela Ufopa, sendo 61 vagas no Campus de Santarém (sede) e 20 vagas nos demais campi da Ufopa: Alenquer, 3 vagas; Itaituba, duas vagas; Juruti, cinco vagas; Monte Alegre, três vagas; Óbidos, três vagas; e Oriximiná, 4 vagas. Para homologação da inscrição, o candidato indígena deverá apresentar, no período de 18 de setembro a 8 de outubro de 2018, os documentos exigidos no edital de seleção.

O PSEI é composto por duas etapas: prova de redação em Língua Portuguesa e entrevista dos candidatos, a serem realizadas nos campi da Ufopa e no município de Jacareacanga. Os estudantes indígenas ingressarão na Formação Básica Indígena (FBI) 2019, com turnos a serem definidos no ato da matrícula. Após a conclusão da FBI, o estudante passará a integrar o seu curso específico na turma de 2020.

O Cartão de Confirmação de Inscrição deverá ser impresso pelo candidato e estará disponível no endereço eletrônico www.ufopa.edu.br/psei2019 a partir do dia 22 de outubro de 2018. A prova de redação em Língua Portuguesa será realizada no dia 31 de outubro de 2018, das 8 às 12 horas, nos campi da Ufopa e na cidade de Jacareacanga. Já a divulgação da convocação para as entrevistas dos candidatos ocorrerá no dia 14 de novembro de 2018.

PSEQ 2019 – O Processo Seletivo Especial Quilombola ofertará 77 vagas para os cursos de graduação oferecidos pela Ufopa, sendo 61 vagas no Campus de Santarém (sede) e 16 vagas nos demais Campi da Ufopa: Alenquer, duas vagas; Itaituba, duas vagas; Juruti, quatro vagas; Monte Alegre, duas vagas; Óbidos, duas vagas; e Oriximiná, quatro vagas. A prova será realizada no dia 31 de outubro de 2018, das 8 às 12 horas, nos campi da Ufopa. No dia da prova, além do Cartão de Confirmação de Inscrição, que deverá ser impresso pelo candidato, será obrigatória a apresentação do documento original de identidade, com foto do candidato.

No ato da inscrição, o candidato quilombola deverá assinalar, no formulário eletrônico, o item de Declaração de Autorreconhecimento, além de anexar os documentos exigidos no edital, no formato pdf ou jpeg: Declaração de Pertencimento, emitida e assinada por três autoridades quilombolas, devidamente identificadas; e Autodeclaração de não Conclusão de Curso Superior, não vínculo com o Parfor ou não vínculo com curso de graduação da Ufopa com ingresso pelo PSEQ; conforme modelos apresentados no edital.

Mais informações sobre os Processos Seletivos Especiais Indígena (PSEI) e Quilombola (PSEQ) na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), localizada na sala 409, 4º andar, na Unidade Amazônia, situada na Avenida Mendonça Furtado, nº 2946, bairro de Fátima, em Santarém, pelo telefone (93) 2101-6519, na página http://www.ufopa.edu.br/proen e pelos e-mails psei@ufopa.edu.brpseq@ufopa.edu.br.

Confira:

Serviço: Lançamento dos editais dos Processos Seletivos Especiais Indígena e Quilombola 2019

12/9/2018, atualizado em 18/9/2018

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/37a6d19ea5bef94d911e5b333118f341.jpg