Ultima atualização em 1 de Fevereiro de 2023 às 11:45

Ufopa lança editais dos processos seletivos especiais para indígenas e quilombolas

Gratuitas, as inscrições para a seleção serão realizadas de 6 a 26 de fevereiro pela Internet.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) acaba de lançar os editais dos processos seletivos especiais para candidatos indígenas e quilombolas para o provimento de vagas nos cursos de graduação ofertados em Santarém e demais campi da Universidade. No total, são 192 vagas, sendo 96 vagas para indígenas e 96 para quilombolas. Gratuitas, as inscrições ocorrerão de 6 a 26 de fevereiro no site www.ufopa.edu.br.

Os certames serão executados pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), com a colaboração da Comissão Permanente de Processos Seletivos (CPPS) e da Comissão de Avaliação dos Processos Seletivos Especiais Indígena e Quilombola (Capse). Após a realização de seminários consultivos de avaliação dos dois processos seletivos junto às lideranças comunitárias e populações envolvidas, foi definida a manutenção da modalidade de prova eletrônica (on-line) com os mesmos formatos, procedimentos e critérios já realizados em 2022.

No ato de inscrição, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico de solicitação de inscrição, seguindo as instruções ali contidas; assinalar o item de declaração de “Autorreconhecimento” no formulário eletrônico; e anexar os documentos solicitados em arquivo único, no formato BMP, JPEG, PNG ou PDF.

O candidato deverá, obrigatoriamente, indicar sua primeira opção de curso, além de mais três opções, dentre os cursos oferecidos pela Ufopa. O interessado também deverá informar se necessitará de apoio logístico – conexão à Internet, computador, auxílio de um servidor – para submissão da prova remota. Não serão homologadas inscrições com dados incorretos ou com a documentação incompleta. A publicação do resultado preliminar das inscrições homologadas será feita no dia 3 de março, e a do resultado final no dia 13.

Não poderão participar da seleção indígenas e quilombolas que possuam curso superior concluído ou que estejam vinculados ao Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), além de discentes regularmente matriculados na Ufopa que tenham ingressado por meio de processos seletivos especiais. Os candidatos vinculados a outras instituições de ensino superior, públicas ou privadas, deverão apresentar documento de desvinculação no ato da habilitação na Ufopa, sob risco de perda de vaga.

PSEI – O Processo Seletivo Especial Indígena 2023 está ofertando 96 vagas, sendo 76 vagas para os cursos de graduação oferecidos em Santarém e 20 vagas para os campi regionais dos municípios de Alenquer, Itaituba, Juruti, Óbidos, Monte Alegre e Oriximiná. Cada curso de graduação destinará uma vaga exclusiva para indígenas que não tenham a língua portuguesa como língua materna. Não ocorrendo o preenchimento, a vaga retornará para os demais candidatos do PSEI.

A seleção ocorrerá nas seguintes fases:

• Fase 1 (Eliminatória): Preenchimento do formulário de inscrição e inserção dos documentos descritos no edital;

• Fase 2 (Eliminatória e Classificatória): Prova de redação em língua portuguesa, remota (online);

• Fase 3 (Eliminatória e Classificatória): Entrevista presencial;

• Fase 4 (Eliminatória): Convocação e habilitação, que consiste na entrega de documentos a fim de comprovar as informações fornecidas na inscrição.

O período para acesso e impressão, na plataforma eletrônica, do formulário de redação em língua portuguesa, será de 20 a 27 de março; e a publicação do resultado final da prova de redação será feita no dia 20 de abril. Já as entrevistas serão realizadas, presencialmente, no período de 24 a 28 de abril em Santarém; e de 2 a 5 de maio nos demais campi.

Confira:

Acompanhe novas publicações na página do PSEI 2023.

PSEQ – O Processo Seletivo Especial Quilombola 2023 também oferta 96 vagas, sendo 76 vagas para os cursos de graduação oferecidos em Santarém e 20 vagas para os campi regionais. De acordo com o edital de seleção, haverá somente uma fase de prova, totalmente on-line (não presencial). A prova estará disponível na área do candidato no período de 20 a 27 de março.

A seleção ocorrerá nas seguintes fases:

• Fase 1 (Eliminatória): Preenchimento do formulário de inscrições e inserção dos documentos descritos no edital;

• Fase 2 (Eliminatória e Classificatória): Prova objetiva e discursiva em língua portuguesa, remota (on-line);

• Fase 3 (Eliminatória): Convocação e habilitação, que consiste na entrega de documentos a fim de comprovar as informações fornecidas na inscrição.

Confira:

Acompanhe novas publicações na página do PSEQ 2023.

Confira as principais datas:

• Publicação dos editais: 1º de fevereiro

• Inscrição: 6 a 26 de fevereiro

• Prova on-line: 20 a 27 de março

• Entrevistas PSEI: Santarém: 24 a 28 de abril; campi: 2 a 5 de maio

• Início das aulas: 7 de agosto

01/02/2023

São 192 vagas, sendo 96 vagas para indígenas e 96 para quilombolas.