Ultima atualização em 5 de Outubro de 2020 às 12:07

Ufopa lança edital de fomento a ações emergenciais de prevenção e combate à Covid-19

Publicado nesta segunda-feira, 14, o edital do Programa de Ações Emergenciais (Paem) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) irá fomentar projetos que busquem soluções inovadoras para prevenção, enfrentamento e combate à Covid-19 no Oeste do Pará. No total, serão destinados R$ 380 mil ao programa.

Serão selecionados 18 projetos para concessão de auxílio financeiro e bolsas, que poderão receber R$ 10 mil ou R$ 35 mil, de acordo com a faixa de financiamento. O valor poderá ser usado para custeio de bolsas, fomento e regularização de empresas juniores.

Os projetos devem ser executados entre dezembro de 2020 e novembro de 2021, dentro das seguintes linhas de ação:

• Testes e diagnósticos para Covid-19;
  • Soluções tecnológicas para controle, monitoramento e prevenção de surtos;
  • Produção de equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos de proteção coletiva (EPCs);
  • Produção de fármacos, antissépticos, desinfetantes e/ou esterilizantes;
  • Produção de equipamentos, acessórios e insumos hospitalares;
  • Saúde pública e assistência a grupos de risco;
  • Saúde mental, sensibilização e assistência a grupos de maior vulnerabilidade;
  • Educação, informação e sensibilização no enfrentamento à Covid-19;
  • Apoio pedagógico e técnico aos servidores e discentes em atividades remotas;
  • Inclusão social e educacional no contexto da Covid-19;
  • Soluções inovadoras para suporte ao empreendedorismo e à economia;
  • Outras soluções relacionadas ao enfrentamento da Covid-19.

Para concorrer – A submissão de propostas deve ser feita por grupos integrados de servidores, coordenados por docentes. A ação deverá ser efetiva e relevante para prevenção, enfrentamento ou combate à Covid-19 e ter, preferencialmente, potencial de aplicação à sociedade do Oeste do Pará, via oferta de serviços por empresas juniores ou Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH).

As inscrições devem ser feitas entre 17 de setembro e 11 de outubro. Os proponentes devem cadastrar, por e-mail, o grupo integrado junto ao Comitê Gestor dos Programas Institucionais (CGPrits) e enviar a proposta do projeto e planos de trabalho pelo Sistema de Apoio às Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão (Saape).

Na proposta, o Grupo poderá solicitar bolsas Paem, no valor de R$ 400 mensais e duração de 12 meses, porém o valor das bolsas deve ser contabilizado dentro da faixa de financiamento à qual o Grupo concorre. A publicação do edital de bolsistas e voluntários será posterior à aprovação das propostas, no dia 6 de novembro.

Acesse:

Acompanhe novas publicações na página de Editais.

14/09/2020 atualizado em 05/10/2020