Ultima atualização em 12 de Junho de 2018 às 12:53

Site oficial da VII Jornada Acadêmica já está no ar

Evento será realizado no período de 20 a 25 de agosto, em Santarém, com o tema “Universidade Multicampi na Amazônia: Inclusão, pluralismo e meio ambiente”.

Já está disponível na internet o site oficial da VII Jornada Acadêmica da Ufopa, um dos principais eventos da instituição, que tem por objetivo promover o intercâmbio científico e cultural entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Este ano a Jornada será realizada no período de 20 a 25 de agosto, em Santarém (PA), com o tema “Universidade Multicampi na Amazônia: Inclusão, pluralismo e meio ambiente”. O site pode ser acessado no endereço eletrônico www.ufopa.edu.br/jornadaacademica2018.

Realizado no dia 6 de junho, o lançamento do novo site, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), marcou o início das ações de divulgação da VII Jornada, que é organizada anualmente pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) e Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce). “Este é o maior evento da instituição, pois envolve toda a Universidade”, afirma a pró-reitora de Ensino de Graduação, Solange Ximenes.

Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento reúne, ao longo de uma semana, uma série de seminários, palestras, exposição de pôsteres, minicursos, oficinas e intervenções culturais, resultantes das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por docentes, discentes e técnicos administrativos da Ufopa e de outras instituições de ensino superior da região.

Dentre as principais ações, destacam-se o VIII Seminário de Iniciação Científica, o VI Seminário de Graduação e o IV Salão de Extensão. Destinado exclusivamente aos bolsistas de iniciação científica, o VIII Seminário de Iniciação Científica visa socializar os resultados dos planos de trabalho desenvolvidos por orientadores e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

Coordenado pela Proen, o VI Seminário de Graduação tem o objetivo de promover a socialização de conhecimentos dos cursos de graduação da Ufopa, através da exposição de trabalhos na modalidade de pôsteres, compreendendo ainda os Seminários Temáticos, de responsabilidade das Unidades Acadêmicas. Discentes de outras instituições de ensino superior do Oeste do Pará também podem participar deste evento, através de submissão de resumos de trabalhos acadêmicos.

Já o IV Salão de Extensão visa divulgar e avaliar as atividades de extensão apoiadas pela Procce e desenvolvidas por docentes, discentes e técnicos da Ufopa, que atualmente contam com 70 bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex). “É um evento destinado aos bolsistas Pibex, que devem submeter seus trabalhos para apresentação”, explica o pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão, Marcos Prado Lima.

As inscrições para a VII Jornada Acadêmica da Ufopa iniciam-se  dia 3 de julho e terminam em 3 de agosto. Os interessados em participar devem ficar atentos aos prazos de inscrições para minicursos, oficinas e submissão de resumos de trabalhos, que em breve estarão abertos.

Avaliação Científica - Professores e técnicos administrativos interessados em compor o Comitê de Avaliação Científica do VI Seminário de Graduação e IV Salão de Extensão já podem se cadastrar no site do evento. As inscrições dos avaliadores serão realizadas até o dia 15 de junho, na seção Área do Avaliador http://www.ufopa.edu.br/jornadaacademica2018/avaliador/login, utilizando login e senha do SIG.

Já os interessados em submeter propostas de minicursos e oficinas também devem fazê-lo no período de 16 de junho a 6 de julho, acessando o site oficial do evento. Os minicursos e oficinas poderão ser ministrados por docentes da educação básica e superior; discentes de graduação e pós-graduação, desde que orientados por um professor ou técnico; técnicos de instituições de ensino superior e entidades; pesquisadores e profissionais liberais.

Confira o vídeo da VII Jornada Acadêmica da Ufopa em Libras, produzido pelo Estúdio de Áudio e Vídeo da Ufopa, vinculado à Procce.

7/6/2018