Ultima atualização em 13 de Dezembro de 2019 às 15:54

Ufopa mantém conceito 4 no IGC

A Ufopa manteve o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) avaliados em 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Avaliada desde 2012, a Ufopa alcançou o conceito 4 no IGC na avaliação de 2017.

O resultado dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior referentes ao ano de 2018 foi publicado pelo Inep no Diário Oficial da União nº 240, de 12 de dezembro de 2019.

O IGC tem uma escala que vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados desempenhos insuficientes pelo MEC. A maior parte das universidades brasileiras (63,6%) se concentra no conceito 3. O índice avalia a qualidade de instituições que oferecem cursos de graduação e pós-graduação.

O resultado geral pode ser conferido aqui: Índice Geral de Cursos.

Para o cálculo do IGC, é utilizada a média do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) nos últimos três anos, além das notas dos programas de mestrado e doutorado a partir de dados da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da distribuição dos alunos nos diferentes níveis de ensino – graduação, mestrado e doutorado.

Indicadores de Qualidade Responsável pela avaliação, o Inep adota três Indicadores de Qualidade da Educação Superior: Conceito Enade; Conceito Preliminar de Curso (CPC); e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Com relação aos resultados do CPC, que compõe o IGC, a Ufopa teve dois cursos avaliados em 2018: Ciências Econômicas e Direito, que obtiveram conceito 3, considerado satisfatório.

Confira: Conceito Preliminar dos Cursos.

Já o conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio do desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

Confira: Conceito dos Cursos avaliados pelo Enade.

Comunicação/Ufopa, com informações da Proen

13/12/2019

A Ufopa manteve o conceito 4 no IGC.