Ultima atualização em 27 de Novembro de 2019 às 15:13

Ufopa multicampi: Conheça o Campus Itaituba

Localizado à margem esquerda do rio Tapajós, o município de Itaituba é um dos principais centros econômicos da região e abriga, desde 2010, um dos campi da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Está a cerca de 248 km de distância de Santarém e de 1.600 km da capital do estado, Belém.

Em expansão, a cidade movimenta o setor industrial, agropecuário e de mineração. As principais atividades desenvolvidas são a produção de calcário, a exploração de ouro, agricultura familiar e pecuária de pequeno porte. Segundo estimativa do IBGE, a população é de 101 mil habitantes.

A Ufopa iniciou suas atividades em Itaituba com o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), ofertando turmas de licenciatura integrada em Matemática e Física, Biologia e Química, História e Geografia, Letras/Português e Inglês e Pedagogia. Em 2018, totalizou 265 profissionais formados em Itaituba, Placas, Aveiro, Trairão, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Uruará para atuarem na educação básica da região.

Em novembro de 2017, foi implantado o bacharelado em Engenharia Civil, o primeiro ofertado por uma universidade pública no oeste paraense. O curso oferta anualmente 40 vagas e atende à demanda social de uma região em crescimento. Atualmente, tem três turmas e 105 alunos em formação.

O campus funciona em uma sede provisória, mas passará a ocupar um prédio com quatro pavimentos, cuja obra está prevista para ser finalizada em 2020. Conta com dois laboratórios: o de Engenharia Civil e o de Informática. Há 17 servidores, sendo 6 docentes e 11 técnicos administrativos, além de 5 colaboradores, que desenvolvem atividades administrativas e de ensino, pesquisa e extensão.

Há seis projetos em desenvolvimento no campus:

Projetos de pesquisa:

1.    Matéria Escura em Galáxias

Objetivo: Investigar a matéria escura, material que não emite luz e não pode ser observado a olho nu, analisando a interação com efeitos gravitacionais.

2.    Efeito de Segunda Ordem Local em Pilares Armados Transversalmente com Estribos e com Conformação em Espiral

Objetivo: Contribuir ao estudo de pilares sujeitos à flexão composta reta devido à escassez na literatura técnica nacional pertinente a essa metodologia mais geral.

3.    Influência da Ancoragem e Distribuição da Armadura Transversal na Resistência ao Cisalhamento de Elementos de Concreto Armado

Objetivo: Investigar diferentes tipos de armaduras de cisalhamento propostos na literatura, a fim de verificar a viabilidade de seu emprego no mercado da construção civil, bem como investigar lacunas no campo de pesquisa, possibilitando a proposição de um novo tipo de armadura transversal.

4.    Proposta de Equação para Obtenção da Tensão Residual em Concreto Reforçado com Fibras de aço

Objetivo: Propor uma equação para obter a tensão residual do concreto reforçado com fibras de aço a partir de dados já conhecidos, como volume de fibras e resistência à compressão do concreto sem a necessidade de ensaios.

Projetos de extensão:

1.    Projeto Construir

Objetivo: Promover a construção civil em Itaituba e a construção da sede própria do campus a partir do envolvimento de alunos e professores do curso de Engenharia Civil, relacionando a interação desses atores com a comunidade.

2.    Cursos de Extensão Aplicados à Engenharia

Objetivo: Fortalecer a elaboração de projetos em Itaituba a partir da oferta de cursos de capacitação para alunos e profissionais da engenharia civil.

Além das oportunidades de pesquisa e extensão, o curso também possibilita aos discentes estágios remunerados, bolsas de monitorias, auxílios para participação em eventos científicos e mobilidade acadêmica nacional.

Clique aqui para mais informações sobre o Campus Itaituba.

26/11/2019