Ultima atualização em 29 de Novembro de 2019 às 11:58

Ufopa multicampi: Conheça o Campus Óbidos

Óbidos é um município da região oeste do estado do Pará que se estende por 28.021,3 km² e, de acordo com estimativa para este ano, possui 53.137 habitantes (IBGE). Economicamente, sobrevive do extrativismo natural, com a coleta da castanha-do-pará para beneficiamento, sendo a segunda maior indústria beneficiadora da castanha, ficando atrás somente de Belém. Também registra movimentos da agricultura de subsistência, com destaque para a produção familiar da mandioca.

A história do Campus Óbidos começa com o processo de interiorização da Universidade Federal do Pará, na década de 90. A partir do Campus da UFPA em Santarém, em parceria com o Governo do Estado e com a Prefeitura Municipal de Óbidos, foi realizado o vestibular para a primeira turma do curso de licenciatura plena em Pedagogia. Ligada ao colegiado do curso de Pedagogia do Campus Santarém, a turma começou em 1994, com 50 estudantes aprovados no processo seletivo.

Em 1999, houve processo seletivo para a segunda turma de Pedagogia. Dois anos depois, foi realizada seleção para a terceira turma, mas já a partir da parceria entre a UFPA e o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), exclusivamente para professores do da rede municipal de Óbidos. No ano de 2004, também pelo Fundef, começou uma turma do curso de licenciatura plena em Letras, concluída em março de 2009.

Com a criação da Universidade Federal do Oeste do Pará, há 10 anos, também foi criado o Campus Óbidos, que começou a funcionar em 2010, com a implantação das turmas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Funcionaram turmas de licenciatura em Pedagogia e licenciaturas integradas em História e Geografia, Biologia e Química, Letras (Português e Inglês) e Matemática e Física, usando espaços do município com apoio da Secretaria Municipal de Educação. Em julho de 2011, começaram novas turmas do Parfor, sendo a última ofertada em 2013, totalizando treze turmas, com 435 acadêmicos atendidos pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.

Em dezembro de 2012, a prefeitura legalizou a doação do antigo prédio do Centro de Ensino Integrado “Irmã Firmina” para a Ufopa, espaço que foi restaurado e que hoje sedia o Campus Óbidos.

A partir de 2017, os processos seletivos para o curso de licenciatura em Pedagogia de Óbidos entraram no calendário geral da Universidade, consolidando a criação daquele campus.

Atualmente, funcionam três turmas com 114 alunos. Estão lotados no campus 8 docentes e 10 técnicos administrativos.

O campus desenvolve oito projetos de pesquisa e de extensão:

PESQUISA

1. Cognições e Práticas de Educadores Voltadas para o Desenvolvimento de Habilidades Sociais/Habilidades para a Vida
Objetivo: Investigar cognições e práticas dos educadores sobre habilidades sociais e/ou habilidades para vida.

2. Ensino Superior Indígena na Amazônia e Formação de professores
Objetivo: Investigar as relações de pertinência entre o modelo de universidade para a Amazônia e a formação de professores na área de atuação indígena em nível superior no marco de modelos civilizatórios de povos e sociedades.

3. Educação Especial e o Processo de Inclusão de Crianças com Deficiência na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Óbidos/Pará
Objetivo: Investigar e analisar o processo de inclusão da criança com deficiência na educação infantil do município de Óbidos/Pará, no intuito de identificar como estão sendo implementadas as práticas e políticas da educação especial e inclusiva.

1. Educação e Ruralidades
Objetivo: Desenvolver processos formativos junto aos discentes e comunidades, buscando envolver ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão, que possibilitem aos estudantes universitários conhecer as demandas de escolarização oriundas das populações do campo no território de Óbidos, observando os princípios do direito à educação e à especificidade cultural dos sujeitos.

2. Apoio e Assessoria Didático-Pedagógica à Associação dos Amigos do Menino Jesus – AAMJ
Objetivo: Prestar assessoria didático-pedagógica à Associação dos Amigos do Menino Jesus no acompanhamento do fluxo contínuo do Projeto "Escola Menino Jesus" e na execução e avaliação do seu projeto pedagógico.

3. Escola de Referência
Objetivo: Prestar assessoria técnica e pedagógica à Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental "Irmã Firmina", para transformá-la em Escola de Referência para a Rede de Escolas do Município de Óbidos, oportunizando aos futuros pedagogos o contato com o "chão da escola" e suas complicações/problemáticas, ensino aprendizagens de importância e relevância para sua formação acadêmica e profissional.

4. Laboratório Didático-Pedagógico de Formação Básica do Curso de Pedagogia
Objetivo: Contribuir para instrumentalizar os alunos do curso de Pedagogia, com os conhecimentos teórico-práticos necessários ao exercício da docência e do trabalho pedagógico, propiciando-lhes uma formação que supere a dicotomia teoria x prática, a partir da integração acadêmica do ensino, pesquisa e extensão, a fim de habilitá-lo a atuar em diferentes campos profissionais em âmbitos escolares e não escolares, com competência técnico-científica, social, política e humana, construídas na elaboração e execução de  projetos de intervenção de alunos e professores empreendidos a partir de um espaço/ambiente formal de aprendizagens laboratorial no Campus Óbidos da Ufopa.

5. Programa de Treinamento Estratégico em Recursos Digitais: Integrando Atividades Acadêmicas e Administrativas.
Objetivo: Implantar um Programa de Treinamento Estratégico em Recursos Digitais: Integrando Atividades Acadêmicas e Administrativas, encaminhado pela Coordenação Técnica, tendo o Laboratório de Informática como espaço para práticas de utilização adequada dos recursos digitais relacionados a cada público-alvo.

Mais informações no site do Campus Óbidos.

29/11/2019