Ultima atualização em 13 de Abril de 2020 às 12:35

Ufopa oferta curso a distância sobre cuidados com coronavírus na atenção primária de saúde

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza em abril o curso de educação a distância “Coronavírus e o processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS)”, em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a 9ª Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). O curso é gratuito e tem o objetivo de orientar quanto aos procedimentos em relação aos casos de Covid-19, além de propor estratégias de prevenção.

O curso é voltado para trabalhadores da saúde, lideranças comunitárias e profissionais de atividades essenciais dos municípios atendidos pela 9ª Regional de Saúde da Sespa: Santarém, Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Itaituba, Juruti, Jacareacanga, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Placas, Rurópolis, Terra Santa e Trairão.

Segundo o professor Rui Harayama, do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa, a meta “é desenvolver um curso de educação permanente para profissionais da atenção primária, focado no cuidado integral e humanizado, que preconize a precaução de contato e a orientação correta no modo de prevenção e cuidado ao usuário da APS”.

Para participar - É necessário cumprir os seguintes requisitos:

• Ser trabalhador da área da saúde, liderança comunitária ou profissional de atividades essenciais;
  • Ter acesso a computador, tablet ou celular com acesso ao Google Sala de Aula;
  • Ter disponibilidade para produzir material de intervenção sob orientação da equipe;
  • Residir e atuar na região atendida pela 9ª Regional de Saúde da Sespa.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário online (disponível aqui) até o dia 14 de abril. Inicialmente, são ofertadas 50 vagas. A carga horária total é de 30 horas.

As aulas ocorrerão pela plataforma Google Sala de Aula. O material de estudo ficará disponível na plataforma para o aluno. Sob orientação de tutores, os alunos também deverão produzir um trabalho final.

A previsão de início de aulas é dia 16 de abril.

13/4/2020