Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ufopa participa da organização do II Seminário de Pesquisa Amazônia Contemporânea

12 de Setembro de 2019 às 10:40

A segunda edição do Seminário de Pesquisa “Amazônia Contemporânea: Conflitos e Perspectivas” ocorrerá de 16 a 18 de setembro de 2019, na Universidade  Federal do Sul e Sudeste do Pará  (Unifesspa), em Marabá/PA.

O evento é resultado do programa de Doutorado Interinstitucional (DINTER) da Universidade de São Paulo (USP) em convênio com a Unifesspa e com parceria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). O doutorado formará 21 doutores em geografia na Amazônia.

A coordenação do Seminário tem o objetivo de discutir conflitos e alternativas para evitá-los na Amazônia a partir de pesquisas em andamento que tratam de temas como mineração, acesso à água, conflitos em terras indígenas, entre outros, por meio de casos localizados na Ilha do Marajó, no Baixo Amazonas, em Belém, na Amazônia Atlântica e em Carajás. Além disso, também serão abordados temas como educação indígena e a especificidade da urbanização amazônica. Outro foco do evento é disseminar os esforços de pesquisadores(as), centros, institutos e universidades amazônicos dedicados a interpretar a realidade local.

Da Ufopa vão participar os professores Leandro Cazula, Rogerio Almeida, Eneias Guedes e Gilber Valério Cordovil.

Mais informações no site do evento (aqui).

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/27bd70b5b2afa9c6c3d962a0330860e9.png

12/9/2019