Ultima atualização em 19 de Setembro de 2022 às 15:32

Ufopa prepara programação especial para receber calouros 2022

A Ufopa se prepara para receber, a partir do dia 19 de setembro de 2022, mais de 1.200 novos alunos que ingressaram nos cursos da Universidade através do último processo seletivo.

Em Santarém, a recepção aos calouros terá início com a Aula Magna ministrada pelo Prof. Dr. Edmar Tavares da Costa, docente e pró-reitor de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará (UFPA). Com o tema “Internacionalização da universidade amazônida: desafios e perspectivas para o século XXI”, a aula começa às 16h, no auditório da Unidade Tapajós.

Indígenas e quilombolas — No mesmo dia 19, antes da Aula Magna, a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) vai receber os calouros indígenas no espaço Madeirão da Unidade Tapajós, das 8h às 12h. Já os novos estudantes quilombolas serão recepcionados na Fazenda Experimental nos dias 29 e 30 de setembro.

Calouros especiais — No dia 21 de setembro, universitários com deficiência, altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro autista (TEA) participarão de sua programação de acolhida. Promovido pela Proges, o evento traz o tema "Diversidade, Direitos e Inclusão na Amazônia”. Durante a manhã, serão ofertadas oficinas de tecnologias assistivas, Libras e xadrez. Haverá ainda um tour pelo campus, com audiodescrição dos espaços e tradução simultânea em Libras. À tarde, a partir das 14h30, os estudantes poderão participar da roda de conversa “Empoderamento da pessoa com deficiência”, no Restaurante Universitário (RU).

Através do Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe), a Proges também realizará atividades coletivas de acolhimento dos estudantes no retorno presencial do semestre 2022.1, por meio dos projetos Ciranda Pedagógica e Oficinas Acadêmicas

Multicampi — Além de Santarém, os outros campi da Ufopa também se preparam para recepcionar seus novos alunos:

Óbidos receberá seus calouros no dia 17 de setembro. O dia começa cedo, pois a partir das 6h terá início o I Pedal das Corujas, evento ciclístico com 16km de percurso, saindo do campus da Ufopa até o igarapé Curuçambá. A partir das 18h, haverá uma bênção ecumênica seguida pela saudação da gestão do campus e da coordenação do curso de Pedagogia. Encerrando o dia, haverá o trote acadêmico e apresentações culturais.

Em Monte Alegre, haverá uma semana inteira de recepção aos novos alunos do curso de Engenharia de Aquicultura. Nos dias 19 e 20, os calouros serão recebidos às 14h30 no laboratório de informática para apresentação da direção do campus, da coordenação do curso e também do regimento de graduação.

No dia 21, haverá a palestra “A importância da Engenharia de Aquicultura para a Ranicultura”, a ser proferida pela Profa. Dra. Adriana Xavier Alves. No dia 22, o tema será “Engenheiro de Aquicultura e seu campo de atuação”, com a Profa. Ma. Dara Cristina Pires. As palestras terão início às 15h, no auditório do Campus. A semana se encerra dia 23, na área de convivência, com a integração das turmas.

Em Itaituba também haverá uma semana inteira de programação, iniciando-se no dia 19 de setembro com as boas-vindas e, nos dias 20 e 21, com círculos acolhedores promovidos pela Proges. No dia 22, ocorrerão palestras sobre as áreas de atuação profissional dos engenheiros civis. No último dia, 23, os alunos farão uma visita técnica.

No Campus Alenquer, as atividades de acolhimento aos novatos ocorreram nos dias 8 e 9 de setembro. Para promover a integração das turmas, houve competições esportivas e plantio de mudas de ipê. Os estudantes também assistiram à palestra “Desmatamento na Amazônia e a financeirização do mercado de terras e commodities “, com a Profa. Dra. Heloísa Pinna Bernardo, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e da mesa-redonda “O administrador na Amazônia e o desafio de impulsionar o desenvolvimento em um cenário de incertezas jurídicas”.

Nos municípios de Oriximiná e Juruti, os cursos de Sistemas de Informação, Ciências Biológicas, Engenharia de Minas e Agronomia só terão início do segundo semestre letivo de 2022, quando os novos alunos serão recepcionados pelos campi.

Unidades Acadêmicas em Santarém realizam programação especial de recepção dos calouros

Nugepe promove atividades de acolhimento aos estudantes no retorno presencial

14/09/2022