Ultima atualização em 6 de Junho de 2023 às 15:15

Festival Égua do Clima começa nesta quinta, 1º de junho

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza a partir desta quinta-feira, 1º de junho, o I Festival Amazônico Égua do Clima. As atividades acadêmicas e culturais de mobilização social e educação ambiental seguem nos dias  5, 6 e 7 deste mês. Haverá ainda debates sobre as mudanças climáticas na Amazônia. O evento é aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral. O local das atividades será a Unidade Tapajós.

Organizado pelo Bacharelado em Gestão Ambiental do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), em parceria com Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós, Projeto Saúd, o evento de extensão visa a abordar as políticas de enfrentamento às mudanças climáticas na Amazônia, a partir da visão de grupos vulneráveis, como comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas. A ideia do festival surgiu durante uma aula da turma do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologias das Águas (BICTA), na disciplina “Tópicos Especiais em Gestão Ambiental”.

“Acreditamos que o 1° Festival Égua do Clima é iniciativa inédita na região Oeste do Pará, podendo inclusive trazer impactos na forma de resistência social. O tema das mudanças climáticas ainda precisa ser acumulado pela sociedade para o aprimoramento das políticas de enfrentamento ao aquecimento global, assim como a garantia dos direitos humanos, sociais, econômicos e territoriais, especialmente sobre o papel da Amazônia neste debate”, afirma o professor Rafael Caldeira Magalhães, responsável pelo evento.

Mais informações no Instagram do evento @eguadoclimafestival.

Confira a programação preliminar do festival:

• 01/06/2023 – Ação de educação ambiental sobre mudanças climáticas para discentes do ensino médio – Educação de jovens e adultos;

• 05/06/2023 – Panfletagem para educação ambiental na Unidade Tapajós;

• 06/06/2023 – Panfletagem para educação ambiental na Unidade Tapajós;

• 07/06/2023: 14h30 às 17h30 – Debates sobre enfrentamento às mudanças climáticas – Local: Auditório do NTB

Participantes :Val Munduruku (Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós), Viviane Borari (Askaruana - Mulheres Indígenas das Águas e Florestas), Leila Borari (Associação Amazônia de Pé), Isabele Maciel (Tapajós de Fato), Léo Ferreira (WWF-Brasil), Fábio Pena (Projeto Saúde e Alegria), Luísa Falcão (Plataforma Cipó) e Johnson Portela (Movimento Tapajós Vivo)

• 18h às 19h30: Mostra de Cinema – Local: Auditório do NTB

• 19h30 às 21h30: Atividade Cultural: apresentação do Grupo de Carimbó Suraras do Tapajós e da DJ Pedrita, com música e arte sobre mudanças climáticas – Local: Madeirão, Unidade Tapajós