Ultima atualização em 10 de Março de 2020 às 09:52

Ufopa promove palestra e oficina sobre preservação e organização de documentos históricos

Palestrante será o diretor do Arquivo Público do Estado do Pará, Leonardo Torii.

No período de 12 a 14 deste mês, o projeto integrado Preservação, Pesquisa e Ensino com Documentos Históricos de Santarém irá promover palestra, oficina e visita técnica. A programação é uma iniciativa do Curso de História da Ufopa, vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (Iced), e faz parte das ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, cujas atividades visam a preservar documentos históricos de Santarém e região do Baixo Amazonas. O facilitador será o diretor do Arquivo Público do Estado do Pará, Leonardo Torii, em primeira visita à Ufopa e ao Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHBA).

Torii irá ministrar a oficina "Organização de documentos históricos acumulados: identificação, classificação, avaliação, descrição e difusão arquivísticas". Essa oficina ocorrerá nos dias 12 e 13 de março, das 14h30 às 18h30, nas dependências do Laboratório de História, na Unidade Rondon. O público alvo são os estudantes do curso de História, em especial os que desenvolvem atividades no CDHBA. A finalidade é capacitar cada vez mais os alunos para o tratamento da documentação histórica.

A palestra, também ministrada por Torii, terá como tema “A gestão documental: legislação brasileira e a proteção da informação e do patrimônio histórico”. Esta será realizada no dia 12 de março, às 19h, na sala H-102 da Unidade Rondon. O público alvo serão os estudantes de história, toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. O objetivo é mostrar a importância de acervos documentais existentes em cidades do interior, aproximar o CDHBA da sociedade, incentivar a gestão documental e a pesquisa em acervos existentes em Santarém e região.

Visita Técnica - A visita à Câmara Municipal de Santarém está marcada para o dia 13 de março, às 9h, seguida de visita, por volta das 11h, às dependências do prédio que irá abrigar o Arquivo Central da Ufopa e, possivelmente, o CDHBA. As visitas aos espaços visam a assessoramento técnico, gestão e gerenciamento de projetos e prédios que abrigam documentação histórica.

Já a visita às atividades do CDHBA será no dia 14 de março, às 9h, ocasião em que será doado ao CDHBA, por meio do projeto, documentação colonial do Arquivo Público do Estado do Pará, em formato digital. A ação contribui para democratizar o acesso à documentação, que, até então, encontrava-se somente na capital.

Dentre as atividades que ocorrem no CDHBA, o projeto integrado realiza a catalogação, seriação, higienização, digitalização, bases dados para fins de pesquisa em registros de nascimentos, casamentos, óbitos e inventários que guardam importantes informações sobre o passado da sociedade santarena.

9/3/2020

Haverá atividades de 12 a 14 de março