Ultima atualização em 18 de Março de 2019 às 12:17

Ufopa promove Semana Multicampi para recepcionar calouros 2019

A partir do dia 18 de março de 2019, a Ufopa se prepara para receber mais de 1.400 novos alunos, que ingressaram nos cursos da Universidade através do último processo seletivo. Em Santarém, a recepção aos calouros terá início com a aula magna ministrada pelo Prof. Dr. José Roberto Branco Filho, docente da Ufopa e atual diretor da Agência de Inovação Tecnológica (AIT). Com o tema “A inovação na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão”, a aula começa às 18h, no auditório da unidade Tapajós.

Antes da aula magna, a programação se inicia a partir das 14h, com atividades culturais e karaokê. Às 16h30, o reitor da Ufopa, Prof. Dr. Hugo Diniz, e a vice-reitora, Profa. Dra. Aldenize Xavier, darão as boas-vindas aos novos estudantes. Em seguida, haverá uma apresentação das pró-reitoras de Ensino de Graduação (Proen), Profa. Dra. Solange Ximenes, e de Gestão Estudantil (Proges), Profa. Dra. Lidiane Leão.

De terça a quinta-feira, 19 a 21 de março, as unidades acadêmicas da Ufopa iniciam suas programações individuais. Os calouros devem ficar atentos à agenda e buscar o instituto ao qual seu curso é vinculado. Essa é a oportunidade para conhecer coordenadores e professores dos cursos, a estrutura e os espaços de cada unidade e receber orientações importantes acerca da jornada acadêmica na Universidade.

A semana de recepção aos calouros em Santarém se encerra na sexta, 22 de março, com atividades programadas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufopa. Às 15h, terá início uma gincana de integração entre os institutos, com a participação de alunos veteranos e calouros. Às 18h, está agendado o evento cultural da calourada.

Calouros especiais - Também haverá atividades voltadas aos calouros especiais. Será no dia 23/3, das 8h às 18h, na área do Patifão, na Unidade Rondon. A programação consta de rodada de conversa, oficinas, gincanas, cursos com temas sobre pré-braille, libras primeiros sinais, sorobam, orientação e mobilidade, entre outras ações.

Multicampi - Além de Santarém, os outros campi da Ufopa também se preparam para recepcionar seus novos alunos. Alenquer promoverá sua aula magna no dia 18 de março, a partir das 18h30, no auditório da escola Fulgêncio Simões. Com o tema “Os impactos da implantação do campus da Ufopa em Alenquer: os fatores de desenvolvimento regional”, a aula ficará a cargo do professor Rogério Cruz, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufopa. Oficinas, minicursos e palestras integram a programação em Alenquer, que se estende até quinta-feira, 21.

Em Itaituba, a aula magna no dia 18 de março terá início às 14h, no auditório do campus da Ufopa. Com o tema “A conexão da engenharia civil com inovação”, a aula será ministrada pelo professor Luamim Tapajós, docente da Universidade. No mesmo dia, a partir das 15h, o docente Jonas Leite dará uma palestra sobre projetos integrados multidisciplinares. Outras palestras e mesas-redondas compõem a programação, que segue em Itaituba até o dia 22.

No município de Oriximiná, os calouros serão recepcionados com um café da manhã na área de convivência do campus, a partir das 8h30 do dia 18. À 10h, o diretor do campus, professor Cauan Araújo, dará as boas-vindas aos estudantes no auditório da unidade. Em seguida, as docentes Dávia Talgatti e Flávia Pessoa apresentarão os cursos de Ciências Biológicas e Sistemas de Informação aos novatos.  A programação vai até sexta-feira, 22, incluindo sarau, trote, cinema, palestras, apresentações de projetos e minicursos.

No campus da Ufopa em Monte Alegre, os novos alunos de Engenharia de Aquicultura serão recepcionados dia 18 de março, a partir das 8h30, no auditório da Ufopa. Eles serão apresentados à estrutura curricular do curso e ao mercado de trabalho na área. Na terça, 19, haverá torneio de futebol de salão e vôlei.

Confira aqui a programação completa de Recepção dos Calouros 2019.

15/3/2019