Ultima atualização em 7 de Maio de 2022 às 09:46

Ufopa publica edital do Processo Seletivo de Mobilidade Externa 2022

A Universidade Federal do Oeste do Pará publicou nesta quarta-feira, 13 de abril, o edital do Processo Seletivo de Mobilidade Externa 2022 (Mobex/Ufopa 2022), destinado a selecionar candidatos para o provimento de vagas residuais nos cursos de graduação oferecidos pela Ufopa.

Pode candidatar-se o aluno vinculado a um curso de graduação autorizado ou reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), de outra instituição pública ou particular de ensino superior, que pretenda realizar transferência para curso igual ou de área correlata na Ufopa. Deve ter cumprido no mínimo seis meses do seu curso na instituição de origem. Outra exigência é que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2014 e 2021. A classificação será por ordem decrescente das notas obtidas na prova do Enem. Será eliminado, automaticamente, quem tenha pontuação inferior a 450 pontos na redação, assim como quem tiver nota inferior a 400 pontos na pontuação média das quatro áreas temáticas (Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias).

De acordo com o edital, não será permitida a inscrição de interessado que já tenha concluído o curso na instituição de origem ou que seja aluno da Ufopa.

Ao todo são oferecidas 328 vagas, em 37 cursos, nos municípios de Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. De acordo com o Regimento de Graduação da Ufopa, as vagas residuais são as que não foram preenchidas nos processos seletivos regular e especiais da Ufopa ou que resultaram de cancelamentos de curso por parte dos discentes.

Inscrição: A inscrição é gratuita e deve ser realizada, exclusivamente, via Internet, por meio da página https://mobilidadeexterna.ufopa.edu.br/mobex2022/, do dia 26 de abril de 2022 até 23h59min do dia 16 de maio de 2022.

No processo de inscrição, o candidato deve preencher o formulário eletrônico de solicitação de inscrição, seguindo as instruções indicadas. Não será necessário anexar o comprovante de realização do Enem, pois a Ufopa acessará as notas junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), através do CPF fornecido pelo candidato.

As inscrições homologadas devem ser divulgadas em 28 de maio e o período previsto para habilitação é de 15 a 30 de junho de 2022.

Sobre o quadro de vagas e informações detalhadas do processo seletivo, o candidato deve ler com atenção o edital nº 05/2022-CPPS/Ufopa.

Dúvidas sobre o processo poderão ser enviadas para o e-mail mobex@ufopa.edu.br.

Acompanhamento do Processo Seletivo de Mobex 2022 na página da Proen.

11/04/2022. Atualizada em 07/05/2022.

Inscrições prorrogadas até 16 de maio de 2022