Ultima atualização em 23 de Abril de 2020 às 15:53

Ufopa publica guia de cuidados para entregadores de alimentos durante pandemia

A equipe do Laboratório de Tecnologia de Produtos de Origem Animal (LTPOA) da Ufopa publicou, dia 17 de abril, um guia sobre os principais cuidados que estabelecimentos e entregadores de alimentos devem adotar durante a pandemia da Covid-19. “A ideia surgiu como forma de contribuirmos com o enfrentamento ao coronavírus. Após divulgarmos o primeiro guia, de cuidados com os alimentos, vimos a necessidade de um guia para orientar as pessoas que trabalham com delivery”, explica a professora Fabrizia Otani, coordenadora do LTPOA.

Além do guia, a equipe também iniciou treinamentos para orientar esses entregadores sobre como se proteger e também proporcionar segurança aos clientes. São aulas online, em que são repassados os cuidados necessários nessa fase atual, desde como higienizar os produtos alimentares comercializados, até como proceder com o recebimento do dinheiro ou pagamento com cartão de crédito. “Depois acompanhamos esses participantes para contribuirmos com mais orientações e também para ajudar com os insumos necessários para os cuidados, como, por exemplo, o álcool 70%”, detalha a coordenadora.

Inicialmente, o grupo tem atendido microempreendedores de alimentos de Santarém, como alguns vendedores que comercializavam produtos na orla da cidade e, atualmente, encontram no delivery a única forma de manter a renda. Para manter os treinamentos, o grupo está recebendo doações. “Nós doamos kits para os participantes com alguns itens de proteção individual, como luvas, máscaras, tanto descartáveis quanto reutilizáveis, e álcool 70%. Mas estamos com poucos treinamentos, porque temos poucos insumos e não temos recursos para aquisição. Quem puder doar qualquer item, já vai contribuir para ampliar os treinamentos”, ressalta Fabrizia.

Os interessados em participar dos treinamentos ou contribuir com doações podem entrar em contato através do email fabrizia_otani@yahoo.com.br ou através do perfil do LTPOA no instagram (@l.tpoa).

A equipe coordenada pela Profa. Fabrizia conta com a participação de alunos orientandos da docente, que são responsáveis por ministrar os treinamentos: Roberta Tapajós, Darlison Conceição, Jessyca Pereira, Vivia Colaço e Ana Pereira.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/efb96622485d2b4d194279d2f14f1401.jpg

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/e2488b9f1bee4f3a0f982fbf188f1db8_wYO00sz.jpg

22/4/2020