Ultima atualização em 15 de Abril de 2020 às 10:48

Ufopa publica novas recomendações contra coronavírus com atenção a indígenas e quilombolas

As orientações são destinadas a toda a comunidade acadêmica e aos terceirizados que realizam trabalhos essenciais e presenciais nos campi da Universidade.

O Grupo de Trabalho Técnico-Científico de Enfrentamento do Coronavírus (Covid-19) na Ufopa publicou o Comunicado nº 3, na quinta-feira, 9, com diversas recomendações para contribuir com este momento de combate à pandemia da Covid-19. A comunidade acadêmica e trabalhadores terceirizados que estejam realizando atividades essenciais de forma presencial na Ufopa precisam ficar atentos às recomendações.

Um dos destaques do comunicado é a situação dos indígenas. Além das considerações contidas na introdução do documento expedido pelo GT, leva-se em conta a vulnerabilidade agravada, conforme indicado no item 8 da Recomendação nº 11/2020, do Ministério Público Federal. Desta forma, o GT reforça que "viagens devem ser evitadas, com o propósito de reduzir a circulação dos indígenas e quilombolas nas cidades e evitar exposição ao contágio".

De acordo com o comunicado do GT, se ocorrer viagem partindo da área urbana até a comunidade vulnerável, sugere-se, com base nas evidências científicas e recomendações técnicas, que seja feita quarentena com o isolamento domiciliar, isto é, a pessoa deve manter-se afastada da comunidade, inclusive de familiares, por um período de 14 dias, com isolamento rigoroso, independentemente do surgimento de sinais e sintomas.

Confira AQUI o Comunicado nº 3 do GT de enfrentamento do Coronavírus/Ufopa.

Leia AQUI todas as iniciativas da Ufopa relacionadas ao coronavírus (Covid-19).

14/4/2020