Ultima atualização em 11 de Março de 2020 às 23:14

Primeiro livro do PPGSND é bem recebido pela comunidade acadêmica

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) publicou o livro “Sociedade, Natureza e Desenvolvimento na Amazônia”, que traz uma coletânea de artigos de pesquisadores do programa. Organizado pelos professores Antônio Humberto Minervino e Tânia Suely Brasileiro, o primeiro volume apresenta 22 artigos produzidos a partir de teses defendidas ou em fase de desenvolvimento e está disponível em versão digital e impressa.

Com 392 páginas, o livro aborda estudos na área das Ciências Ambientais na perspectiva do desenvolvimento sustentável na Amazônia, integrando dimensões presentes na região, como a biodiversidade, saberes tradicionais e inovação voltada para a realidade da população ribeirinha.

No prefácio, a primeira coordenadora do PPGNSD, Tereza Ximenes, ressalta que o Programa “tem na abordagem interdisciplinar uma alternativa de buscar novos caminhos explicativos para os problemas de diferentes naturezas e com níveis de complexidade crescente, que emergem no mundo contemporâneo”.

Publicação anual – De acordo com o coordenador do PPGNSD, Antônio Humberto Minervino, a proposta é que novos volumes sejam publicados a cada ano. O próximo está previsto ainda para 2020.

Segundo Minervino, a publicação contribui de duas formas fundamentais para o programa: “A primeira é de dar visibilidade ao conteúdo científico produzido pelos nossos alunos, que é, majoritariamente, uma extensa revisão de literatura, crítica e analítica, sobre um determinado tema aqui da região e que fica meio esquecida no corpo da tese”.

“A segunda está relacionada aos critérios técnicos da Capes de produção qualitativa discente. Esse livro vem contribuir nesse aspecto, de aumentar o número de publicações de discentes e de egressos em conjunto com seus orientadores. E esse é um esforço que o SND vem fazendo para aumentar a nota na avaliação da Capes em 2021”, conclui o coordenador.

Recepção – Esta primeira publicação do PPGSND teve boa acolhida junto à comunidade acadêmica: em poucos meses, o livro alcançou o posto de mais vendido dos recém-lançados na categoria Ciências Ambientais da livraria Amazon, estando em 29º lugar na classificação geral das publicações nessa área do conhecimento.

Clique aqui para adquirir o livro “Sociedade, Natureza e Desenvolvimento na Amazônia – Volume 1”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/7561169bcec90ba960f9b57c4b9c40f7.jpg

02/01/2020, atualizado em 11/03/2020