Ultima atualização em 26 de Janeiro de 2022 às 15:44

Ufopa realiza aula inaugural de novo curso do Forma Pará em Alenquer

"Gestão Pública e Desenvolvimento Regional: limites e possibilidades no coração da Amazônia" foi o tema da aula ministrada pelo Prof. Dr. Márcio Benassuly, inaugurando o curso de bacharelado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional que a Universidade Federal do Oeste do Pará oferta em Alenquer, por intermédio do Programa Forma Pará, do governo estadual, e em parceria com a prefeitura daquele município.

A programação ocorreu na tarde de sexta-feira, 21 de janeiro de 2022, no ginásio municipal de Alenquer "Otávio Proença de Moraes". Estiveram presentes as seguintes autoridades: reitor da Ufopa, professor Dr. Hugo Alex Carneiro Diniz; vice-prefeito de Alenquer, Ley Ferreira; vice-reitora da Ufopa, professora Dra. Aldenize Ruela Xavier; representante da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e do Programa Forma Pará, Prof. Daniel Sidônio; pró-reitora de Ensino de Graduação (Proen), professora Dra. Solange Helena Ximenes Rocha; diretora do Campus Alenquer, professora Dra. Jorgiene Oliveira; secretária de Educação de Alenquer, professora Maria Joana Rodrigues de Sousa; e coordenador do Curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional da Ufopa, professor Dr. Márcio Benassuly.

Os novos acadêmicos do curso receberam orientações sobre o acesso ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), dadas pelo servidor da Ufopa Francisco Hélio.

Sobre o curso

Ofertado pelo Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), o curso de bacharelado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional tem como objetivo formar profissionais de nível superior habilitados para suprir as necessidades de gestores, planejadores e elaboradores de políticas e projetos para o desenvolvimento regional e local.

Segundo o coordenador do curso, professor Dr. Márcio Benassuly, “o curso de Gestão Pública da Ufopa é dos cursos mais estratégicos da instituição, com reconhecida capacidade para o planejamento do desenvolvimento regional. Podemos contribuir muito com a formação de recursos humanos em gestão pública, uma vez que os municípios do Oeste do Pará apresentam uma baixa capacidade técnica de recursos humanos qualificados”.

Foram ofertadas 40 vagas pelo Forma Pará, tendo sido todas preenchidas. As aulas do semestre começaram na segunda-feira, dia 24 de janeiro, de forma remota, com a oferta do componente curricular Fundamentos de Administração.

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/1d785574b19993bb861fd1af138146e9.jpg
Autoridades presentes à abertura do evento.

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/6e719a4f0a1e4eba140d90cbeb1a0439.jpg
Calouros do curso presentes à abertura do evento no ginásio municipal.

Comunicação/Ufopa, com informações da Coordenação do Curso de Gestão Pública/Forma Pará

26/01/2022

Fotos: Coordenação do Curso de Gestão Pública/Forma Pará

Calouros do curso na aula inaugural no Campus Alenquer.