Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 6 de Junho de 2022 às 14:48

Ufopa realiza cerimônia de transmissão de cargo à reitora Aldenize Xavier


Entrega oficial do cargo à recém-empossada reitora, Aldenize Xavier, ocorreu na noite de sexta-feira, 27, com a participação da comunidade acadêmica e outros convidados.

A transmissão de cargo do professor Dr. Hugo Alex Carneiro Diniz à professora Dra. Aldenize Ruela Xavier, para sucessão da reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), foi marcada por uma cerimônia híbrida, celebrada no auditório da Unidade Tapajós e transmitida pelo canal do Cerimonial da Ufopa no YouTube.

O ato foi o rito final da passagem da gestão anterior para a atual, que se iniciou no dia 21 de abril, data em que a reitora foi nomeada, tendo vindo em seguida a posse, no dia 4 de maio, no gabinete do Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, em Brasília.

Aldenize Xavier é sucessora de Hugo Diniz na gestão da Ufopa. Os dois atuaram juntos nos cargos de vice-reitora e reitor, respectivamente, durante o exercício 2018-2022. Agora, Xavier segue à frente da Instituição até abril de 2026, tendo como vice-reitora a professora Dra. Solange Helena Ximenes Rocha e uma equipe composta por sete pró-reitores, entre outros profissionais que estão lotados em diversos setores e cargos nos sete campi da Universidade.

Durante a cerimônia de transmissão de cargo, o professor Hugo Diniz agradeceu à comunidade acadêmica por acreditar no seu trabalho e deu destaque às comunidades externas e a outros parceiros que, juntos, trabalharam para o desenvolvimento da região. Ele fez referências ao presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), Roberto Branco, que esteve presente à cerimônia.

Fortalecimento das comunidades – Professor Hugo Diniz deu prosseguimento a seu discurso falando da consagração de chegada na reitoria da Ufopa, da professora Aldenize Xavier, que, segundo ele, representa “mais um passo na direção do dia em que iremos empossar, no cargo de reitora, uma aluna formada na própria Ufopa, que acredita na formação de pessoas, na educação e no legado deixado para as próximas gerações”.

Diniz considerou que entre as ações nas quais esteve envolvido, na condição de reitor, a de destaque foi a entrega do Restaurante Universitário (RU). Professor Hugo Diniz lembrou ainda o que é fazer pesquisa na Amazônia. Para ele, “é um ato de coragem e desprendimento. Vai das dificuldades em financiar projetos à execução das ações. A região Norte, nos últimos 10 anos, ainda é a região que recebe menos investimento por aluno matriculado nas universidades. Precisamos de representantes políticos comprometidos, com enfrentamento das desigualdades regionais”.

Educação superior consolidada – Após finalizada a transmissão de cargo, a reitora Aldenize Xavier prometeu honrar cada voto recebido na consulta eleitoral e trabalhar incansavelmente para entregar uma universidade melhor: “A nossa Universidade sucedeu um desafio de muita responsabilidade, para todos nós e para equipe que agora assume a Universidade comigo. Investir em ciência nunca foi tão importante quanto para o momento atual”.

Durante a entrada na cerimônia, a reitora chegou acompanhada do docente professor Dr. Carlos Eduardo Guerra, do técnico João Marcos Pereira Galúcio e da discente Aline Lemos de Almeida. O ato representou as três categorias que compõem a Ufopa.

Docentes – Aos docentes, a reitora falou da necessidade de juntos combater as ameaças aos direitos trabalhistas e de superar as dificuldades impostas pelo ensino remoto: “Buscaremos articulação com os demais setores da sociedade civil para garantir que nossos direitos sejam preservados, bem como lutaremos para ampliação de código de vagas para concurso público em todas as unidades acadêmicas e administrativas”.

Discentes – À categoria discente, a reitora garantiu a continuidade da luta pela ampliação de bolsas para o Pnaes e o Programa de Bolsa Permanência. Assegurou ainda que “trabalharemos para a contratação de profissionais para atendimento ao público PCD e para o fortalecimento da formação básica indígena. Também, iremos buscar a ampliação do programa de ajuste de percurso acadêmico e das bolsas de monitoria, de pesquisa e de extensão. Queremos uma Ufopa diversa, inclusiva para todas as pessoas”.

Técnicos – Aos técnicos, refirmou o compromisso de lutar pela humanização dos espaços e relações de trabalho: “Vamos implantar a Escola de Gestores, que irá ajudar a ampliar os locais de participação e trará envolvimento, capacitação e desenvolvimento de servidores e colaboradores”.

A reitora reforçou a importância da comunidade externa, representada na cerimônia por associação de moradores: “Temos o compromisso de estabelecer um diálogo com todos, e a presença de vocês na instituição sinaliza a importância desse diálogo e do quanto são bem-vindos à nossa instituição. Ao Conselho Comunitário, também reafirmo o compromisso de ampliar diálogo com a comunidade santarena, por meio de projetos estratégicos e de desenvolvimento local que respeitem nosso território e nossa gente”.

Ela finalizou o discurso lembrando que a Ufopa é uma instituição estratégica para desenvolver o setor social e econômico da região Oeste do Pará: “Nós colocamos à disposição da comunidade toda a nossa capacidade instalada para realizar pesquisa, promover inovação, desenvolver ações com educação básica e ajudar a construir políticas públicas, nas mais diversas áreas de conhecimento. Não há justiça social sem uma educação emancipadora”.

Já a vice-reitora, Solange Ximenes, lembrou do amadurecimento institucional, com a primeira cerimônia de transmissão de cargo: “Foi um momento simbólico na história da Ufopa, que pela primeira vez realiza a transmissão de cargo, o que demonstra nosso amadurecimento institucional, o que para nós é muito importante”.

Como representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o professor Dr. Francisco Ribeiro da Costa, reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), desejou sucesso total à gestão da professora Aldenize Xavier e deu destaque à responsabilidade do cargo: “Ser reitor, antes de tudo, é uma grande responsabilidade, por estar à frente de uma instituição que forma muitas pessoas, que vão se tornar referências, que vão conduzir processos, fazer parte dos diversos órgãos. Essa é uma responsabilidade que, apesar de trazer muitas dificuldades, é satisfatória”.

Para ele, não se pode perder de vista a maneira como a universidade impacta a região em que está presente: “Há mudança na qualidade de vida das pessoas. Um curso superior melhora salário, impacta na vida da família”. Dr. Francisco da Costa também enfatizou os tempos difíceis que as instituições de ensino estão vivendo: “É um cenário de cortes de verbas para as universidades, precisamos de mais investimentos. Essa é uma realidade de todas as instituições. Na região de fronteira, a Unifesspa, que também fica no interior do Brasil, tem suas dificuldades e precisa de bem mais investimentos”.

Representando a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), o professor Dr. Marcel Botelho falou do amadurecimento da Ufopa, que, embora seja tão jovem, cresce de forma significativa a cada sucessão: “Cresce porque traz novas visões, cresce porque traz novas oportunidades”. Ele parabenizou a reitora pela condução da Ufopa, que é referência de crescimento e desenvolvimento no país, além de apoio social e de transformação local.

Como representante dos campi fora da sede, o professor Jonas dos Santos Leite, diretor do campus da Ufopa em Itaituba, citou o trabalho do ex-reitor, Hugo Diniz, pelos campi, que, segundo ele, “estão bem representados, fortalecidos, com cursos muito bem avaliados. Foi uma gestão de muito orgulho para todos nós que estamos ingressando nesta universidade. Também desejo sucesso na nova jornada, e será sempre uma inspiração para a gente, jovens que estamos ingressando na gestão da Ufopa”.

Na programação de abertura da cerimônia de transmissão de cargo, houve apresentação do Coral da Ufopa e do Quarteto de Cordas da Filarmônica Municipal José Agostinho da Fonseca.

O encerramento foi realizado com um coquetel no Restaurante Universitário (RU), onde ocorreu a exposição fotográfica “Sebastião Tapajós”, em homenagem in memoriam ao violonista Sebastião Tapajós, Doutor Honoris Causa pela Ufopa, com curadoria da fotógrafa Vanessa Barros.

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/6edf1930f4cdc0b59f465cb9ce33c661.jpg
Entrega do colar reitoral

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/46178151bccdf9a020a41ba6cd58a38d.jpg
Professor Hugo Diniz recebe diploma de condecoração

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/dd896ab94792a00c49c38a617445e39a.jpg
Reitora Aldenize Xavier, vice-reitora Solange Ximenes e pró-reitores da nova gestão

 

Matérias relacionadas:

Transmissão da cerimônia:

Texto e fotos: Albanira Coelho — Comunicação/Ufopa

30/05/2022

Reitora Aldenize Xavier assume a Ufopa para o exercício 2022-2026.

Notícia em destaque