Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 20 de Março de 2023 às 18:19

Ufopa realiza formatura das primeiras turmas de Administração do Campus Alenquer


A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizou na última quinta-feira, 16 de março de 2023, solenidade de outorga de grau superior de 30 formandos das turmas de 2017 e 2018 do Bacharelado em Administração do Campus de Alenquer. Histórica, a cerimônia foi realizada na subsede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp) e contou com a presença de paraninfos, servidores, terceirizados e familiares dos primeiros administradores formados pela Universidade no município.

“Uma emoção muito grande, em especial, porque são duas turmas que estão se formando hoje, 2017 e 2018. Mesmo com todo o cenário de pandemia, os alunos e professores se mantiveram firmes na atuação, e por todo o contexto que foi a implantação do campus em Alenquer. É um momento de vitória para todo mundo, dos alunos que hoje se formaram e que agora são profissionais no mercado e para todos os servidores da Universidade”, comemorou a reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier, que presidiu a solenidade.

“É um marco para Alenquer. São as primeiras turmas de graduação de uma universidade pública no interior da Amazônia na região da Calha Norte. Enfrentamos pandemias, enfrentamos governos cruéis, e hoje estamos aqui para celebrar, unidos e fortes. Então, hoje as palavras são gratidão e alegria”, afirmou a diretora do Campus Alenquer, Jorgiene dos Santos Oliveira. “É um curso extremamente necessário. Nós construímos um projeto pedagógico que pense na administração para a Amazônia e com a Amazônia, além, é claro, na administração privada, que também enfocamos. Esses jovens que estão se formando hoje saem preparados para construir cidadania e para contribuir com o desenvolvimento de Alenquer, da região do Baixo Amazonas, do Pará, do Brasil e, quem sabe, do mundo”.

“Estou muito honrado de fazer parte disso e de ver que a nossa troca de ensino-aprendizagem surtiu esse efeito. Tenho certeza que os formados estão muito capacitados administrativamente para trabalhar seja em qual for a área, da gestão pública, das ONGs, das cooperativas, nas grandes empresas. Esses alunos estão saindo muito bem preparados para o mercado de trabalho, e mais além, como administradores sensíveis, mais humanos, capacitados também nessa perspectiva mais social”, afirma o coordenador do curso de Administração e paraninfo da turma de 2018, professor Raoni Fernandes Azerêdo.

Diretora do Campus Alenquer, Jorgiene Oliveira, com a formanda Fabrícia Silva.

Administradores – “Já temos vários egressos bem colocados no mercado de trabalho. Temos um secretário de Administração que foi nomeado assim que defendeu seu trabalho de conclusão de curso. Isso é motivo de muito orgulho e alegria e mostra que o nosso campus e curso vieram para ficar e para contribuir, de fato e de direito, com Alenquer”, destaca a diretora do Campus, Jorgiene Oliveira.

Natural de Alenquer, Fabrícia Silva de Lima, de 27 anos, é exemplo de como a educação superior pode mudar vidas e agregar novos conhecimentos. “É um sentimento inexplicável, porque são dois sonhos que se tornaram um. Primeiramente, porque hoje sou servidora pública da Ufopa. E agora também sou administradora formada por esta mesma universidade. Estou extremamente feliz, por estar neste momento concluindo esse sonho por que eu tanto lutei”, comemora a formanda da turma de 2018. “Passei no concurso da Ufopa em 2016 e, por conta desse concurso, quis fazer Administração e consegui entrar em 2018”.

Orador da turma de 2017, Welton Siqueira Ribeiro, de 29 anos, é servidor público municipal e exerce um cargo de coordenador na Secretaria de Saúde. “O curso em Administração me ajudou muito no meu trabalho: como administrar, planejar, organizar. Já tenho uma vivência de administrador e o curso só veio a fortalecer nosso serviço aqui e, com certeza, vai agregar muito mais na minha carreira”, afirma. “Hoje podemos dizer que já somos referência na formação interdisciplinar para integrar a sociedade, natureza e desenvolvimento, em torno dos valores que envolvem respeito, pluralismo, responsabilidade social e ambiental, transparência, identidade institucional, interdisciplinaridade, lealdade, profissionalismo, inclusão e ética”, disse durante seu discurso.

Natural de Alenquer, como a maioria dos formandos, Welton Ribeiro também lembrou em seu discurso as dificuldades enfrentadas pela primeira turma, como a falta de infraestrutura adequada e a pandemia, que trouxe o desafio do ensino remoto ao longo de dois anos. “A gente passou por uma pandemia, perdeu pessoas. Foi mudança de rota. Tivemos que nos adequar a um novo momento”. O administrador também agradeceu, em nome dos colegas, aos familiares, professores, servidores e terceirizados da Ufopa por todo o ensinamento e apoio dado durante a trajetória acadêmica.

Alenquer – Situada na mesorregião do Baixo Amazonas, Alenquer foi fundada em 1729 por padres capuchinhos. Com um território de 23.645,4 km² de área, o município possui atualmente cerca de 60 mil habitantes. O núcleo urbano fica localizado às margens do rio Surubiú ou igarapé de Alenquer, na confluência com o igarapé Itacarará, sendo o transporte fluvial o principal meio para chegar ou sair da cidade. Mesmo com quase 300 anos de história, Alenquer não possuía, até há pouco tempo atrás, instituições públicas de ensino superior ou faculdades privadas devidamente regulamentadas pelo Ministério da Educação (MEC). Com a implantação do campus da Ufopa no município, o cenário mudou.

“A gente está nessa batalha, nessa luta há anos. Terminar o ensino médio e não ter uma faculdade em Alenquer. As que tinham não eram registradas, e a gente era muito enganado por esse fato. E, pela graça de Deus, pelo empenho dos reitores da Ufopa, hoje a gente tem um campus e um prédio próprios. Estamos muito felizes por essa conquista”, conta Welton Ribeiro. “A gente fica muito grato por toda a história que construímos em Alenquer com o nosso curso. Foi uma batalha. Foram anos de promessas para a gente ter um prédio e um curso regular ofertado aqui. Em 2017, fomos agraciados com esse curso, no qual estamos nos formando hoje como administradores”.

“É uma emoção muito grande, por sermos a primeira turma de Administração de uma universidade federal em Alenquer, principalmente porque é um município onde antigamente muitos precisariam sair daqui se quisessem entrar no ensino superior. Eu fui uma que saiu em busca de melhores oportunidades em Santarém, mas voltei para o meu município a partir do momento que ingressei na Ufopa para fazer um curso superior, o que foi muito importante para mim e para os meus familiares”, revela Vanessa Pinto Barrozo, de 26 anos, que obteve o maior índice de rendimento acadêmico da turma de 2017.

Segundo Vanessa, valeu muito a pena fazer um curso superior na Ufopa. “Aprendi muito nesse período. Tive ótimas oportunidades para me desenvolver pessoalmente e profissionalmente, para contribuir no município, especialmente para a minha comunidade do Curumum, no interior de Alenquer. Lá eu já pude contribuir de alguma forma, principalmente com agricultores familiares, auxiliando esses trabalhadores rurais a terem acesso a políticas públicas, que vão fortalecer e melhorar as condições de vida dessa população”.

Odineia Garcia Viana com sua paraninfa, Felismina Duarte Garcia.

Pacoval – “Agradeço a Deus, a minha família, a todas as pessoas que me apoiaram porque foi uma batalha muito difícil. Quando estava no terceiro semestre pensei em desistir do curso. Dizia que não ia aguentar, que eu não conseguia viver longe da minha mãe e da minha filha. Mas, através dos conselhos de muitas pessoas que vieram falar comigo, me incentivaram para não desistir do curso porque era uma oportunidade única. A minha família não tinha condições de pagar um curso para mim, então repensei no que as pessoas vieram falar e continuei o curso de Administração na Ufopa”, lembra, emocionada, Odineia Garcia Viana, da turma de 2018 e oriunda do quilombo do Pacoval. “Hoje agradeço muito ao professor Raoni Azerêdo, que foi até o Pacoval, na minha casa, conversar comigo para eu não desistir. Ele é um dos professores que sempre está apoiando os quilombolas, através do projeto dele da agricultura familiar e da Ecosam”.

“A origem desses alunos é diversa daqui de Alenquer, mas em sua maioria é de origem humilde. Filhos e filhas de trabalhadores, desde o quilombo do Pacoval, de empregadas domésticas, professoras, mães e pais que sempre tiveram o desejo de seus filhos cursarem uma universidade pública, gratuita. A origem deles é praticamente toda de Alenquer, da classe popular, dos trabalhadores, que almejaram sempre se capacitar e estar nos lugares devidos”, explica o professor Raoni Azerêdo. “É uma satisfação enorme ver o quanto aprendemos com esses alunos, e que agora se abriu uma janela, uma oportunidade profissional para eles, que carregam o histórico da família. Muitos deles acabam rompendo aquela desigualdade de exclusão, que vem do nível superior, e agora eles já se veem parte dessa conquista”.

Maria Vanessa Barbosa de Sousa com o filho Vander Luiz.

“Foi uma luta de muita dificuldade, o meu filho vir para Alenquer, como somos de uma comunidade quilombola. O meu filho veio para cá ainda adolescente. Foram muitas noites mal dormidas pensando nele, dele morar só em uma cidade que não conhecia. Foi uma dificuldade muito grande, mas graças a Deus, ele conseguiu e venceu essa luta. Espero que ele continue, não pare por aqui”, conta Maria Vanessa Barbosa de Sousa, também moradora do Pacoval, mãe do recém-formado Vander Luiz Barbosa de Sousa, de 23 anos, da turma de 2018.

“Hoje se formaram três quilombolas do Pacoval: meu filho, a Odineia e a Edilene (da Silva Souza). Mas ainda temos mais dois que ainda não terminaram, a Vanusa e o José”, conta dona Maria Vanessa, que é mãe de seis filhos. “O quilombo do Pacoval já é quase uma vila. São mais de 400 famílias que vivem da agricultura familiar, principalmente da coleta da castanha, do açaí, do cumaru e da roça da mandioca”.

Campus – “Quero destacar a importância da Ufopa no município de Alenquer. Uma universidade federal que tem transformado a vida dos alenquerenses, pessoas que sonham em ter uma qualificação para a vida, mas também para o mercado de trabalho”, afirmou o prefeito Heverton dos Santos Silva (MDB), que participou da cerimônia. “Fico muito feliz, como alenquerense e prefeito da cidade, por participar e ver hoje uma formação de 30 jovens, entre homens e mulheres, mas também são pessoas que estão prontas no mercado de trabalho. A Prefeitura de Alenquer está atenta a isso. Um dos formandos é o nosso secretário de Administração que, diga-se de passagem, tem dado conta do recado e é um excelente profissional. Parabéns à Ufopa e a todos os formandos”.

“Além do bacharelado em Administração, também estamos ofertando em Alenquer os cursos de Gestão Pública e de Direito, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal pelo Forma Pará. Também já estamos com a expectativa de iniciar a primeira turma de pós-graduação em Gestão Pública. É um momento de muita vitória para o campus, que começou pequeno e agora já está podendo ofertar essa quantidade de cursos”, revela a reitora Aldenize Xavier, que, durante a solenidade, recebeu da Câmara Municipal de Alenquer moção de aplausos, apresentada pelo vereador Luís Alberto Chaves Freire (União Brasil), pelo trabalho desenvolvido à frente da Universidade e do Campus Alenquer.

Também participaram da formatura o ex-reitor da Ufopa Hugo Alex Diniz; a vice-reitora da Ufopa, Solange Ximenes; a paraninfa da turma de 2017, professora Glauce Vítor da Silva; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Fabriciana Vieira Guimaraes; e o pró-reitor de Gestão Estudantil, Luamim Sales Tapajós.

Formandos da Turma de 2017: Aldiney Luiz de Sousa Gama; Diego Pereira Costa; Emanuelle Malcher Alves; Érika Repolho Duarte; Glória Maria Ribeiro de Jesus; Laura Monteiro da Silva Magalhães; Madson Alan de Jesus Costa; Marileia Sousa de Jesus; Vanessa Pinto Barrozo; Victória Itanagé Araújo da Silva; Welton Siqueira Ribeiro.

Formandos da Turma de 2018: Clinelza Aires de Araújo; Edilene da Silva Souza; Fabricia Silva de Lima; Giselle Pinto Nunes de Sousa; Graziela da Costa Mota; Hortência Araújo de Sousa; Jefferson Calebe do Nascimento de Matos; Juliane Neves Valente; Kilce Maiana Sousa da Cruz; Liciane Chaves de Jesus; Maria Creuziane Cardoso do Nascimento; Nagyb Aragão Viana; Odinéia Garcia Viana; Roberto Junio do Nascimento Silva; Silvan Mota Araújo; Vander Luiz Barbosa de Sousa; Victoria Miranda Machado; Vitor Alessandro Sousa Farias; Yanna Marcely Aragão de Sousa.

Texto e fotos: Maria Lúcia Morais – Comunicação/Ufopa
20/03/2023

Notícias relacionadas:

Ufopa forma primeira turma de Engenharia Civil do Campus Itaituba

Ufopa realiza em março colação de grau nos campi regionais

 

Formados das turmas de 2017 e 2018 do curso de Administração do Campus Alenquer.

Notícia em destaque