Ultima atualização em 5 de Março de 2020 às 10:05

Ufopa realiza programação para recepcionar calouros 2020

Aula Magna será no dia 9 de março

Mais de 1.300 novos alunos ingressam na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) no dia 9 de março em Santarém, Alenquer, Itaituba, Monte Alegre e Oriximiná. No Campus Santarém, a programação, organizada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), inicia-se às 14h no Auditório da Unidade Tapajós com orientações aos estudantes e atividades culturais.

Em seguida, os calouros recebem as boas-vindas do reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, e da vice-reitora, Aldenize Ruela Xavier. Às 17h30, tem início a Aula Magna, com o tema “Ensino e Pesquisa na Amazônia: Desafios e Perspectivas para o Século XXI”, ministrada pela pesquisadora Beatriz Ronchi Teles, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Dra. Beatriz Ronchi Teles é pesquisadora Titular III do Inpa e atua como docente permanente nos programas de pós-graduação em Ciências Biológicas (Entomologia) e em Agricultura no Trópico Úmido. Atualmente, ocupa o cargo de coordenadora de Capacitação no Instituto. Também integra a Sociedade Entomológica do Brasil (SEB) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A partir do dia 10 de março, os estudantes poderão conhecer um pouco mais dos seus cursos na programação preparada pelos institutos e coordenações de cursos. A programação inclui apresentação dos diretores, corpo docente, visitas aos espaços acadêmicos e atividades educativas e culturais.

Acolhimento a indígenas e PcDs - Para os estudantes com deficiência e estudantes indígenas, a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) preparou encontros de acolhimento e orientação acadêmica: no dia 5 de março, os que ingressaram pelo PSEI receberão orientações sobre programas e projetos destinados aos indígenas e sobre a Formação Básica Indígena (FBI).

No dia 6, será a vez dos que ingressaram nas cotas de pessoa com deficiência (PcD) conhecerem os serviços ofertados pelos Núcleos Especializados (Acessibilidade, de Gestão Pedagógica, de Psicologia e de Serviço Social).

Diretórios Acadêmicos – O Diretório Acadêmico Indígena (Dain) e o Coletivo Quilombola (CEQ) irão receber os novos estudantes indígenas e quilombolas nos dias 6 e 7 de março, com uma programação na Escola da Floresta, na Aldeia Karanã, para discutir o tema “Fortalecimento identitário dos povos tradicionais no ensino superior”. Os interessados precisam inscrever-se mediante entrega de 1 kg de alimento não perecível e pagamento de R$ 2,00. O contato para inscrições pode ser feito pelos telefones (93) 99171-7288 e 99186-2521.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) organizou programação com o tema “Em defesa da Ufopa”. No dia 9 de março, realiza o Festival “Em Defesa da Educação”, com exposição, música, teatro e poesia a partir das 18h em frente ao prédio da Reitoria.

Encerrando a programação dos calouros, no dia 13 o DCE promove o debate “O futuro da educação”, às 9h, no saguão do prédio H, na Unidade Rondon. À tarde, às 15h, haverá o Cine Debate com o documentário “Espero a tua (re)volta”, no Auditório Wilson Fonseca.

Acesse a programação completa.

Ufopa Multicampi: Alenquer, Itaituba, Oriximiná e Monte Alegre dão boas-vindas aos calouros

4/3/2020

A Aula Magna ocorrerá no dia 9, à tarde, no Auditório Tapajós.