Ultima atualização em 1 de Fevereiro de 2021 às 19:10

Ufopa realiza workshop sobre retomada do calendário acadêmico 2020.1

Nestes dias 28 e 29 de janeiro de 2021, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza um workshop para discutir a retomada do calendário acadêmico de 2020.1, a partir da próxima semana. Será uma programação remota com a participação dos diretores das unidades acadêmicas, diretores dos campi, coordenadores de cursos e representantes de pró-reitorias e unidades administrativas.

Organizado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), o workshop vai possibilitar o diálogo entre a gestão da Universidade e as coordenações de curso quanto à preparação da Ufopa no retorno às atividades acadêmicas da graduação. O planejamento para a retomada começou em setembro de 2020, discutindo-se as demandas, ofertas de disciplinas, uso de laboratórios e demais atividades acadêmicas, tendo como foco o cenário de enfrentamento da pandemia.

Durante os painéis do workshop, os coordenadores vão falar sobre os passos da retomada e apontar as necessidades para o decorrer do processo. Segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Rogério Favacho da Cruz, ao final do evento será gerado um quadro geral da infraestrutura, treinamentos, insumos de biossegurança (álcool em gel, máscaras, faceshield), das ofertas das disciplinas e seus respectivos professores. “O documento também terá informações sobre toda a infraestrutura e recursos necessários para que as aulas remotas possam ser realizadas com a qualidade necessária, dentre eles infraestrutura física, aquisição e formas de disponibilização de equipamentos como computadores, chromebooks, tablets, assim como chips de Internet, programas voltados para tecnologias educacionais, auxílios, bolsas e treinamentos para servidores”, acrescentou.

O acesso dos coordenadores de curso ao workshop se dará pelo link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ufopa-gestao.

Toda a programação será transmitida pelo canal da Proplan no YouTube. A comunidade acadêmica pode acompanhar e enviar perguntas aos participantes.

Dia 28 – Quinta-feira

8h às 8h30                        - Painel 1 – Mesa Redonda – Comitê de Crise, ações e próximos passos

8h30 às 9h30                    - Painel 2 – Infraestrutura, aquisição de equipamentos e gestão estudantil

9h30 às 10h                      - Painel 3 – Tecnologias de ensino e treinamentos aos professores