Ultima atualização em 21 de Setembro de 2018 às 12:15

Ufopa recebe acervo do Museu Esperança para o curso de Arqueologia

Na tarde da terça-feira, 28, o reitor da Ufopa, professor Hugo Diniz, participou, na Fundação Esperança, da cerimônia de assinatura do termo de doação do acervo do Museu Esperança ao curso de Arqueologia da Universidade.

São mais de 200 peças que carregam elementos fortes da história dos povos da região. Parte do material foi coletado durante desenvolvimento de projetos da Fundação Esperança em bairros e comunidades de Santarém, Itaituba e Belterra. Outras peças foram doadas por pessoas que colecionam elementos históricos.

O termo de doação foi assinado pelo reitor da Ufopa e pelo presidente da Fundação Esperança, Renato Dantas, que manifestou a importância da parceria que se estabelece com a Universidade, porque as peças poderão ter seu valor histórico e cultural potencializado. “Tenho certeza absoluta de que essas peças vão ter muito mais utilidade para a comunidade santarena estando sob os cuidados da Ufopa”, disse.

O reitor, professor Hugo Diniz, falou da importância do trabalho da Fundação Esperança, com quase 50 anos de serviços de atendimento à comunidade, e da parceria que se estabelece a partir de agora. “É um excelente começo de uma parceria que será muito frutífera. Eu creio que se as instituições de ensino superior e instituições que trabalham no atendimento à comunidade estiverem juntas é possível fazer muitas ações que nenhuma pode fazer de forma isolada”, acrescentou.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/3f0e5db28db32cc04f9d0d04ec102a2d.JPG

Todo o trabalho de catalogação das peças foi coordenado por professores do curso de Arqueologia da Ufopa. Nas próximas semanas, as instituições devem proceder ao deslocamento do material para as dependências da Universidade.

29/8/2018

Fotos: Ascom Fundação Esperança