Ultima atualização em 2 de Outubro de 2022 às 00:57

Ufopa recebe fase regional da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) receberá no sábado, 8 de outubro, em Santarém, a fase regional da XXVII Maratona de Programação, evento promovido anualmente pela Sociedade Brasileira da Computação (SBC). Destinada a estudantes das áreas de computação e afins, e também para alunos de ensino básico, a competição ocorrerá a partir das 14 horas, na Unidade Tapajós.

A Maratona de Programação visa a incentivar nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. A etapa nacional ocorrerá de 16 a 18 de março de 2023 em Campo Grande (MS), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS).

No Oeste do Pará a organização do evento é do corpo docente do curso de Sistemas de Informação do Campus de Oriximiná, capitaneado pela professora Flávia Monteiro. A coordenação espera contar com a participação de 13 equipes inscritas, formadas por alunos da Ufopa e de outras instituições de ensino, como o Instituto Federal do Pará (IFPA), campi de Itaituba e de Óbidos; e a Faculdade Católica Cavanis do Sudoeste do Pará.

De acordo com as regras do evento, os times serão compostos por três estudantes, que tentarão resolver durante cinco horas o maior número possível de problemas entregues no início da competição. Cada equipe terá à disposição um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Na edição de 2019, a região Oeste do Pará venceu a regional, conquistando uma vaga na etapa nacional. Com o nome de Projeto Beta, a equipe vencedora era formada por alunos do curso de Sistemas de Informação do Campus de Oriximiná.

Mais informações: https://maratona.sbc.org.br/

Serviço: XXVII Maratona de Programação da Sociedade Brasileira da Computação – Fase Regional

• Data: 8 de outubro de 2022 (sábado)

• Horário: 14 horas