Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 18 de Novembro de 2022 às 15:08

Ufopa recomenda à comunidade acadêmica uso de máscara e outras medidas contra covid-19


RECOMENDAÇÃO DE USO DE MÁSCARAS EM AMBIENTES PÚBLICOS E ADOÇÃO DE MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA COVID-19

À Comunidade Acadêmica da Ufopa,

Nas últimas semanas, foi identificada no Brasil a nova variante BQ.1 do coronavírus. O país também vem registrando o aumento de casos de covid-19 e de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Apesar de ainda não haver um alerta oficial sobre o aumento dos registros, o cenário já é objeto de preocupação entre especialistas da área da saúde e gestores públicos.

Na Ufopa, observou-se um crescente aumento de demandas de realização de exames para detecção de covid-19 no Laboratório de Biologia Molecular (Labimol), assim como aumento de casos da doença em diversos setores da instituição. Até o final de outubro de 2022, cerca de 10% dos exames realizados pelo Labimol apresentavam resultado positivo. No presente momento, a taxa de positivação encontra-se próxima a 40%.

É consenso entre pesquisadores que a covid-19 é uma ameaça persistente e perigosa ao mundo. Por isso, requer cuidados sanitários ininterruptos e a manutenção do calendário de reforço de vacinação, com a produção constante de imunizantes para preservar vidas e reduzir impactos nas políticas de saúde pública e nas taxas de mortalidade.

Portanto, recomendamos que servidores e estudantes adotem as medidas de controle contra a covid-19:

  • utilizar máscaras em ambientes fechados;
  • higienizar as mãos, os objetos e os ambientes com álcool 70%;
  • manter a vacinação contra covid-19 em dia, com as duas doses de reforço;
  • em caso de sintomas suspeitos, requerer ao Labimol o agendamento de testagem para a covid-19, pelo e-mail labimol@ufopa.edu.br;
  • se servidor, notificar a instituição em caso de resultado positivo para covid-19, pelo e-mail siasstapajos@ufopa.edu.br.

Tais medidas simples podem auxiliar na prevenção da doença, evitando o agravamento dos dados epidemiológicos e o retrocesso no enfrentamento da covid-19.

Santarém (PA), 18 de novembro de 2022.

ALDENIZE RUELA XAVIER

Reitora

 

SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA

Vice-Reitora

(Nota em formato PDF disponível aqui.)

Notícia em destaque