Ultima atualização em 1 de Fevereiro de 2021 às 19:00

Ufopa retoma calendário letivo com aulas remotas

A partir desta segunda-feira, 1º de fevereiro, a Universidade Federal do Oeste do Pará retoma a oferta de disciplinas para todos os estudantes da instituição dentro do calendário acadêmico de 2020.1. As atividades são exclusivamente remotas, considerando o contexto da pandemia da covid-19 a partir das orientações passadas na Nota da Reitoria: Decretação de Bandeira Preta (lockdown) no Baixo Amazonas.

A Universidade estava se preparando para esse retorno desde novembro passado, quando o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou a retomada. O planejamento foi desenvolvido com base na resolução nº 334/2020 do Consepe, que apresenta as orientações e procedimentos gerais para o processo.

Ainda no mês de novembro de 2020, a Ufopa ofertou tutorias, com atividades de atendimento individualizado, para grupos de alunos concluintes.

Segundo a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Solange Ximenes, a experiência do Período Letivo Especial, no semestre passado, também ajudou na readequação da universidade para essa volta às aulas. “Um dos indicadores foi a capacitação dos professores e isso foi realizado nos últimos meses em parceria com outras instituições e capacitações promovidas pela própria Ufopa”, disse a professora. Ela também ressaltou que foram adquiridos chips e computadores para acesso à Internet que serão usados por estudantes em condições de vulnerabilidade.

As aulas vão retornar tanto nos cursos da sede, em Santarém, quanto nos cursos dos campi da Ufopa. Nos municípios, o processo é organizado pelo Fórum dos Diretores Multicampi. Desde a publicação da resolução 344/2020-Consepe, os campi da universidade em Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná passaram a planejar o retorno da oferta de disciplinas, integrado com os planos de retomada das atividades, nos quais é prevista a implementação de medidas coletivas e individuais, de acordo com o Plano de Biossegurança Institucional.

“Nesse contexto de reorganização, os planos de ensino foram readequados, à época com possibilidade de retomada tanto no formato remoto quanto semipresencial; no entanto, com o agravamento da situação da pandemia nos municípios desses campi, o retorno nesse primeiro momento, será prioritariamente remoto”, observam os diretores em nota do Fórum.

O processo de retomada das aulas nos municípios também conta com parcerias entre os campi da Ufopa, com intercâmbio de professores, e ainda com parcerias interinstitucionais, com o apoio do Instituto Federal do Pará (IFPA).

Workshop

Nos dias 28 e 29 de janeiro, Reitoria, diretores das unidades acadêmicas, diretores dos campi, coordenadores de cursos e representantes de pró-reitorias e unidades administrativas se reuniram de forma remota em um workshop para discutir a retomada do calendário acadêmico de 2020.1.

Durante as discussões também foram apontados processos em andamento na preparação da Ufopa para atividades semipresenciais, ainda sem previsão devido à realidade da região por conta da pandemia.

Período Letivo Especial

No semestre passado, entre os meses de agosto e outubro, a Ufopa realizou o Período Letivo Especial (PLE) para alunos concluintes, possibilitando que estudantes pudessem concluir seus trabalhos finais dos cursos.

Confira aqui:

01/02/2021