Ultima atualização em 9 de Fevereiro de 2023 às 18:31

Ufopa reúne-se novamente com CMT para reivindicar mais linhas de ônibus para comunidade acadêmica

Foi apresentado relatório com resultado de pesquisa feita com alunos apontando as principais linhas que suprem a demanda.

Na tarde de terça-feira, 8 de fevereiro, a pró-reitora de Gestão Estudantil (Proges) em exercício, Izabela Mendonça, participou de reunião com o Conselho Municipal de Transportes (CMT) para apresentar proposta de ampliação do transporte público municipal para atender à comunidade acadêmica da Universidade. Santarém já dispõe de um linhão universitário, mas que não atende às universidades públicas.

No encontro, realizado no Auditório da Sindicato das Empresas de Transporte Público de Passageiros de Santarém e Belterra (Setrans), estiveram presentes, além da Ufopa, representantes do CMT e de associações, que incluíram na pauta outras demandas relacionadas ao tema.

As solicitações da Ufopa envolvem inclusão de pontos de ônibus nas unidades Tapajós e Rondon; ampliação do número de linhas em horário de pico (almoço, final da tarde e noite); ampliação de horários da única linha que passa próximo da Unidade Tapajós (Mapiri/Liberdade) e análise de instalação de um ponto de recarga de vale-transporte, tendo como sugestão o Restaurante Universitário, na Unidade Tapajós.

Na ocasião, a pró-reitora exibiu os resultados de uma pesquisa feita com alunos, em 2022, a pedido da própria Setrans. A secretaria queria saber, em números, as demandas da Ufopa para embasar a solicitação de transportes coletivos que atendam ao público da Universidade. A pesquisa contou com a participação de 904 alunos, sendo 739 lotados na Unidade Tapajós e 164 na Rondon. De acordo com as respostas, apenas 9 discentes não utilizam transporte público para deslocamento à Ufopa.

Os dados mostram a citação, pelos entrevistados, de 59 linhas de ônibus que na prática são utilizadas no dia a dia pelos alunos, com destaque para Floresta/Prainha, Salvação/Universidades, Eixo Forte e Mapiri/Liberdade.

Os discentes da Ufopa ainda citaram as ocorrências relativas à falta de segurança que já sofreram durante os deslocamentos da Universidade até uma parada de ônibus, em especial as mais distantes e em horários noturnos, a exemplo de assaltos e assédios.

Importante destacar que a Ufopa, na tentativa de facilitar o deslocamento de alunos e servidores entre as duas unidades em Santarém, disponibiliza o serviço de ônibus Intercampus, com veículos da própria Universidade, de hora em hora, das 7h30 às 22h, mas isso não supre a necessidade geral dos usuários. Vale lembrar que a única linha pública que passa perto da Unidade Tapajós é a Mapiri/Liberdade, e nenhuma atende à Unidade Rondon.

Encaminhamentos – Ao final da reunião, a Setrans esclareceu que a necessidade de ampliar linhas de ônibus nos bairros Mapiri e Liberdade já é uma reivindicação antiga, inclusive solicitada por moradores, mas para que o pedido se concretize, há necessidade de ouvir, por meio de pesquisa, a comunidade santarena para constatar se de fato se trata de uma demanda de interesse geral.

De acordo com a pró-reitora Izabela Mendonça, “a Setrans assegurou que haverá a aplicação de uma pesquisa com tal finalidade e o tema voltará à pauta durante o próximo encontro, já marcado para o mês de março. Até porque, segundo explicaram, no momento há um entrave judicial para qualquer alteração de linhas de ônibus. Eles só podem fazer isso após a licitação de transporte público, que deve ser finalizada no primeiro semestre deste ano, para então darem sequência às demandas, que precisam de vários procedimentos para que haja atualização das linhas de ônibus”.

Histórico – A reivindicação da ampliação de linhas de ônibus para atender à comunidade acadêmica da Ufopa é antiga e foi formalizada por meio de ofícios à Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade e ao Conselho Municipal de Trânsito. Este ano há uma expectativa maior do atendimento à demanda, devido à atualização que a Setrans deve executar nas linhas após o processo licitatório.

Acesse AQUI o resultado da pesquisa aplicada a alunos da Ufopa e apresentada à CMT.

08/02/2023