Ultima atualização em 17 de Outubro de 2019 às 09:57

Ufopa sedia 2º Simpósio Norte da Associação Brasileira de História das Religiões

Religiões e Religiosidade na Amazônia: dinamismo e resistências. Este é o tema do 2º Simpósio Norte da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR), que será realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) no período de 22 a 25 de outubro. Em Santarém, a organização está sob a responsabilidade do curso de História do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa.

O evento objetiva continuar as discussões iniciadas na primeira edição do Simpósio, realizado há dois anos em Parintins (Amazonas), no qual as atividades destacaram o tema “Amazônia no plural: religiões, fronteiras e identidades”.

De acordo com a divulgação do evento, “a proposta é consolidar e qualificar esse espaço de discussão pautado pela pluralidade, no respeito à diversidade e na luta pelo papel central que as universidades públicas têm na produção das pesquisas na área das ciências humanas e sociais (incluídas aí a teologia e as ciências da religião)”.

Além dos debates em mesas-redondas e grupos de trabalho, serão realizados minicursos, oficinas, programação artística e premiações de teses, dissertações e TCCs.

O 2º Simpósio Norte da ABHR tem como coordenador geral o professor André Dioney Fonseca, coordenador do curso de História da Ufopa. Outras informações sobre as inscrições, o cronograma e as premiações no site da ABHR.

2/8/2019