Ultima atualização em 20 de Março de 2019 às 17:28

Ufopa sedia a instalação do Governo por Todo o Pará na região Oeste

O auditório da Unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) foi sede, na manhã desta quarta-feira, 20, do ato de  instalação do programa Governo por Todo o Pará, uma estratégia de descentralização do governador Helder Barbalho que tem como objetivo “aproximar a gestão estadual de todo o estado”.  Durante os próximos três dias Santarém será a sede da capital do estado. Estarão reunidos aqui 65 autoridades que integram o primeiro escalão do Governo do Pará.

A cerimônia de instalação da sede do Governo em Santarém reuniu, na Ufopa, o prefeito Nélio Aguiar, o secretário regional do Baixo Amazonas, Henderson Lira Pinto, além de deputados estaduais, prefeitos de 29 municípios da região Oeste do Pará, vereadores e lideranças regionais.

O reitor da Ufopa, Hugo Alex Carneiro Diniz, também esteve presente. Considerou “de suma importância” que a Ufopa esteja sediando esta ação do Governo: “Essa articulação estado-Ufopa-município é uma grande possibilidade de consolidação de uma parceria, principalmente com a educação básica por meio das escolas públicas, em particular com as escolas técnicas, e ainda o Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós, onde será possível uma conexão com o setor produtivo”.

Atos na Ufopa – Durante a cerimônia, o governador assinou dois atos importantes para a região. Por meio de acordo de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de Santarém, garantiu R$ 25 milhões para a conclusão das obras do Hospital Materno Infantil, que atualmente estão paradas. Outro convênio foi assinado com a Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), no valor de R$ 3 milhões, que garante a transmissão dos jogos do Campeonato Paraense de Futebol. Estiveram presentes todos os dez representantes dos times da primeira divisão do campeonato paraense, dos quais três são de Santarém: São Francisco, São Raimundo e Tapajós.

Logo após a cerimônia, o governador seguiu para o Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas, no centro da cidade, para iniciar a série de audiências marcadas com os prefeitos da região Oeste do Pará. Na área da cultura, estão previstas uma mostra de cinema voltada para a questão da mulher, com debates que ocorrerão na Ufopa, e ainda um encontro ampliado com artistas locais, na sede do Theatro Victória.

Com a Ufopa – O governador Helder Barbalho deve receber o reitor Hugo Alex Diniz, em uma audiência em separado. Estão previstas ainda mais duas audiências da Gestão Superior da Ufopa com o Governo do Estado. O reitor deve reunir-se com a secretária de Cultura (Secult), Úrsula Vidal, e com o secretário de Agricultura e Pesca, Hugo Suenaga. Esta última deve ocorrer na sala da direção do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), nesta quinta-feira, às 16h.

Em Santarém, o governador visita obras em construção no estádio de futebol, no Hospital Regional do Baixo Amazonas, no ginásio poliesportivo e no terminal hidroviário. Até o próximo sábado, 23, serão ofertados à população de Santarém diversos serviços e ações de cidadania em parceira com os diversos órgãos do governo estadual. A comitiva segue até os municípios de Itaituba, Belterra e Porto de Moz, onde inaugura obras e depois retorna a Santarém.

Comunicação Ufopa

20/3/2019

Governador Helder Barbalho discursa durante instalação da sede do Governo em Santarém, 20/3/2019. Foto: Lenne Santos.