Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 25 de Janeiro de 2021 às 12:33

Ufopa sedia fundação do Núcleo do Oeste do Pará do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade


No próximo dia 27 de janeiro, a partir das 19h30, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) sediará a fundação do Núcleo Oeste do Pará do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. O evento é fruto da discussão realizada ao longo dos anos de 2019 e 2020 entre pesquisadores do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), profissionais da Ufopa e trabalhadores das secretarias de saúde e de educação de diversos municípios da região.

O evento será online, através da plataforma GoogleMeet, e contará com a palestra "Medicalização no Contexto da Educação", a ser proferida pela fonoaudióloga e doutora em linguística Elaine Cristina de Oliveira, membro do Núcleo Bahia e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento é aberto a toda a comunidade do Oeste do Pará, em especial a gestores e profissionais da saúde e da educação. Para acessar, é necessário realizar inscrição através do formulário eletrônico disponível na página https://forms.gle/eR1RFB7Aj7Ebabme6.

Para Rui Harayama, professor da Ufopa e coordenador do evento, a fundação do núcleo representa a consolidação de debates que vêm ocorrendo em diferentes espaços no Oeste do Pará e é de suma importância para a saúde pública e para a educação da região.

De acordo com o Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, a medicalização é o processo em que as questões da vida social, sempre complexas, multifatoriais e marcadas pela cultura e pelo tempo histórico, são reduzidas à lógica médica, vinculando aquilo que não está adequado às normas sociais a uma suposta causalidade orgânica, expressa no adoecimento do indivíduo (http://medicalizacao.org.br/).

Comunicação/Ufopa

18/01/2020

Notícia em destaque