Ultima atualização em 17 de Setembro de 2018 às 10:38

Ufopa sediará em 2019 o II Encontro Regional de Ensino de Biologia

Em 2019, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) sediará, em Santarém (PA), a segunda edição do Encontro Regional de Ensino de Biologia (II Erebio-Norte). A proposta foi aprovada durante o VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (VII Enebio) e o I Encontro Regional de Ensino de Biologia – Norte (I Erebio-Norte), eventos realizados no período de 3 a 6 de setembro de 2018, em Belém (PA).

Este ano, 22 discentes e quatro professores do Programa de Ciências Naturais, vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa, participaram dos dois eventos em Belém e apresentaram 25 trabalhos acadêmicos, resultantes, principalmente, das ações desenvolvidas no âmbito do subprojeto de Biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). “Foram quatro dias intensos de discussão e apresentação de trabalhos relacionados ao ensino de Biologia”, afirma o professor Gabriel Iketani, do Programa de Ciências Naturais do Iced.

Para o professor Gabriel Iketani, o convite para a Ufopa sediar a próxima edição do Erebio-Norte é resultado das parcerias estabelecidas durante os eventos e dos esforços de todos os envolvidos na caravana. “Agradecemos às diretorias nacional e a regional da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBenBio) pelo reconhecimento e convidamos toda a comunidade brasileira e, em especial, a do Norte do Brasil e do Oeste do Pará para participar conosco do II Erebio-Norte”.

Professores da educação básica também representaram o Oeste do Pará nos dois eventos. Segundo Iketani, vários trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos alunos da Ufopa em escolas de educação básica de Santarém deverão contribuir para a melhoria do ensino de Biologia na região. “Agradecemos a parceria com as escolas estaduais Terezinha de Jesus Rodrigues e Álvaro Adolfo da Silveira que, nos últimos anos, receberam nossos bolsistas com responsabilidade e carinho. Também vale mencionar as escolas Madre Imaculada, Frei Othmar e Felisbelo Jaguar Sussuarana, que igualmente receberam nossos alunos”.

Confira aqui a relação dos trabalhos apresentados no VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (VII Enebio) e no I Encontro Regional de Ensino de Biologia – Norte (I Erebio-Norte).

14/9/2018

Caravana dos alunos e professores da Ufopa. Foto: acervo