Ultima atualização em 16 de Fevereiro de 2022 às 09:55

Ufopa socializa resultados parciais dos projetos do Paem

O Programa de Ações Emergenciais (Paem) da Universidade Federal do Oeste do Pará surgiu como uma das ações de enfrentamento à Covid-19. Foi discutido no âmbito do comitê da Ufopa de combate à pandemia, com o primeiro edital lançado em 2020.

Na última sexta-feira, 11 de fevereiro, professores e bolsistas dos projetos socializaram os resultados parciais das ações, realizadas desde 2020 e que se estenderão até julho de 2022, durante um workshop realizado de forma híbrida, com apresentações presenciais e virtuais.

De acordo com o coordenador do edital Paem, professor Cauã Araújo, esse “é um programa inovador enquanto ferramenta institucional e com uma temática extremamente relevante, com ações e soluções a partir de várias áreas do conhecimento para o enfrentamento da Covid-19”.

Na abertura do workshop, autoridades da Ufopa destacaram a importância das ações realizadas no âmbito do edital Paem.

Representando os diretores dos campi, o diretor do Campus Itaituba, professor Luamin Tapajós, disse que as ações têm sido fundamentais para o desenvolvimento das atividades na Universidade, principalmente no retorno gradual que vem ocorrendo.

A diretora do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), professora Alanna Lima da Silva, representou os demais diretores de institutos e falou da importância do olhar da gestão da Ufopa para as necessidades da comunidade acadêmica, respondendo às demandas e mostrando que a Universidade não parou durante esse tempo de pandemia.

O pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), professor Marcos Prado, enfatizou que o Paem trouxe alento, ajudou no direcionamento das ações da Universidade, agregando ferramentas de geração de conhecimento científico e formação de recursos humanos.

Professora Lenise Vargas, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), disse que o programa foi uma das respostas da Ufopa no contexto de urgência da sociedade para o combate à pandemia na região, agregando ensino, pesquisa e extensão.

A pró-reitora de Ensino de Graduação (Proen), professora Solange Ximenes, destacou que o Paem foi estratégico para o financiamento de ações, respondendo aos desafios no contexto da pandemia da Covid-19. “Mesmo a Ufopa sendo uma universidade jovem, entendeu seu papel importante e conseguiu desenvolver ações integradas para o enfrentamento da pandemia na região”, disse.

A vice-reitora da Ufopa, professora Aldenize Xavier, reforçou que o Paem se apresentou como uma peça fundamental no processo de enfrentamento dos desafios, mas que a situação exige estratégias desafiadoras para o enfrentamento dos impactos da pandemia, como a evasão dos alunos ao longo deste período. “De maneira geral, a evasão tem sido muito grande, em especial na sede, e a Universidade deve adotar uma metodologia de enfrentamento a essa evasão”.

Umas das medidas está na construção dos novos formatos de ensino. “Desde 2020, estamos propondo soluções no que diz respeito a metodologias de ensino, que têm parte na infraestrutura”, destacou professora Aldenize. Ela enfatizou que, quanto à atuação dos professores, os projetos do Paem são fundamentais nesse processo.

A vice-reitora falou que, para o retorno às atividades presenciais nas aulas, um passo importante foi a montagem das salas inteligentes, equipadas para aulas híbridas, com a presença de alunos e, simultaneamente, a transmissão da aula pela Internet, possibilitada pela infraestrutura tecnológica montada.

Professora Aldenize falou sobre a necessidade de um novo edital para o Programa de Ações Emergenciais que possa ser voltado às atividades de ensino e biossegurança. O assunto ainda está em processo de discussão.

Atualmente, o Paem agrega 23 projetos. Para conhecê-los, acompanhe a socialização durante o workshop: https://youtu.be/5_vwtYybvbo.

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/4b4e2655f6e87d39f7ce166d52a01d9c.png

Matéria relacionada:

14/02/2022

Mesa de abertura do workshop