Ultima atualização em 25 de Maio de 2018 às 18:10

Ufopa subsidia criação de lei municipal sobre coleta de medicamentos vencidos

Foi sancionada no último dia 21 pelo prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, a Lei nº 20.389/2018, que trata da obrigatoriedade da coleta de medicamentos vencidos ou em desuso por farmácias, drogarias e estabelecimentos farmacêuticos da rede pública e privada. O projeto de lei, aprovado no final do mês de abril, foi resultado do esforço coletivo da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará (CRF-PA) e Câmara Municipal de Santarém.

Ocupando a sétima posição na lista de países que mais vendem medicamentos no mundo, o Brasil ainda não tem uma lei específica que regulamente o descarte correto desses produtos. Só em Santarém foram coletadas quase 2,5 toneladas de medicamentos vencidos ou em desuso em três edições do projeto “Farmacêutico Pai D’Égua”, promovido pelo CRF-PA, entre 2015 e 2017.

Leia mais aqui.

25/5/2018