Ultima atualização em 19 de Março de 2019 às 16:18

Ufopa terá atividade para marcar o Dia Mundial da Meteorologia

23 de março é o dia  em que se comemora, anualmente, o Dia Mundial da Meteorologia. Para marcar a data em Santarém, nesta quarta-feira, 20 de março, o curso de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza um ciclo de palestras com o tema "As mulheres e a Ciências Atmosféricas na Amazônia".

O ciclo de palestras será no auditório do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), e também ocorre dentro da semana de recepção dos calouros, na programação do Instituto de Engenharia e Geociências.

Programação:

• 8h        – Credenciamento/Abertura
  • 9h        – Profa. Dra. Ana Carla dos Santos Gomes
  • 9h40    – Profa. Dra. Sarah Batalha
  • 10h20  – Intervalo
  • 10h40  – Profa. Dra. Cintya de Azambuja Martins
  • 11h20  – Amostra de Pós-Graduação: Gabriela Cacilda Godinho dos Reis e Emanuelle Silva Gomes

• 14h      – Profa. MSc Glaucia Gomes
  • 14h30  – MSc Deliane Vieira Penha de Oliveira
  • 15h      – Profa. Dra. Lucieta Guerreiro Martorano
  • 16h      – Confraternização do IEG

Meteorologia é a ciência que estuda nossa atmosfera e os fenômenos climáticos, estabelecendo previsões mais acertadas para os períodos mais curtos e os prognósticos possíveis para os períodos mais longos.

O dia 23 de março foi escolhido para comemorar o Dia Mundial da Meteorologia por ser a data de fundação da Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 1961. A instituição é ligada à ONU e possui a adesão de todos os países ligados à organização.

A data relembra a técnica desenvolvida pelo ser humano para analisar e fazer as previsões das variações do clima. Recolhendo informações sobre a umidade do ar, a pressão atmosférica e a temperatura, os profissionais da área conseguem fazer uma previsão, prevenindo acidente e prejuízos decorrentes de alterações climáticas mais severas, como chuvas e ventos, que podem causar enchentes e danos materiais.

A OMM escolheu como tema neste ano “O Sol, a Terra e o Tempo”, mas o ciclo de palestras na Ufopa aproveita o mês de março, em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, e traz a temática "As mulheres e a Ciências Atmosféricas na Amazônia".

19/3/2019