Ultima atualização em 28 de Fevereiro de 2020 às 11:49

Indígena da região do Arapiuns defende dissertação de mestrado em educação

Nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, ocorreu a primeira defesa de mestrado de uma estudante indígena da pós-graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A aluna Luanna Cardoso Oliveira apresentou sua dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), intitulada “Leitura e formação: as possíveis contribuições da biblioteca no rio Arapiuns”, orientada pelo Prof. Dr. Zair Henrique Santos. Além do orientador, na banca de avaliação também estavam a professora Luciana Carvalho, do Instituto de Ciências da Sociedade, e o professor Luiz Percival, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufopa.

Luanna é da etnia Arapiun e ingressou na Ufopa em 2013, através do Processo Seletivo Especial Indigena (PSEI), para cursar Licenciatura em Letras – Português e Inglês, habilitação em Língua Portuguesa. A pesquisa de mestrado foi realizada na biblioteca da Comunidade Nova Vista, localizada na região do rio Arapiuns, com participação ativa dos membros da comunidade. A bliblioteca é resultado do trabalho de conclusão do curso da estudante, intitulado “Espaço de leitura na Aldeia Nova Vista: leitura, educação escolar indigena e identidade”.

Ações Afirmativas na Pós-Graduação – A partir de 2020, todos os programas de pós-graduação da Ufopa deverão reservar vagas para o ingresso de estudantes indígenas, quilombolas, negros (pretos e pardos) e pessoas com deficiência, nos termos da Resolução nº 314, aprovada no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Mais informações no site da Proges.

21/2/2020 atualizada em 28/2/2020

Luanna e os membros da banca avaliadora. Foto: arquivo pessoal