Ultima atualização em 19 de Setembro de 2022 às 16:35

Unidades Acadêmicas em Santarém realizam programação especial de recepção dos calouros

Ibef, IEG, Isco e CFI realizam na Unidade Tapajós ações de acolhimento e de integração dos novos alunos da Universidade.

Além da Aula Magna no dia 19 de setembro, que marca o início do primeiro semestre letivo de 2022, os calouros de 2021 e 2022 da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) também serão recepcionados pelas unidades acadêmicas do Campus Santarém.

A programação especial de acolhimento e de integração dos alunos ingressantes ocorrerá no período de 20 a 23 de setembro, com a apresentação dos cursos de graduação e do corpo técnico-docente, visitas guiadas, palestras, trote ecológico, entre outras atividades.

O objetivo é fornecer as orientações necessárias ao desempenho nas atividades acadêmicas com excelência e integrar os estudantes acerca do ambiente institucional, explicitando direitos e deveres, bem como as ações que serão desenvolvidas nos cursos de graduação.

Biodiversidade e Florestas – A programação de recepção dos calouros de 2021 e 2022 do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) terá início na terça-feira, dia 20, a partir das 8 horas, no espaço de convivência “Madeirão”, situado às margens do rio Tapajós, com a apresentação do corpo técnico-docente do instituto. Na quarta-feira, 21, haverá visita guiada aos laboratórios do instituto, pela manhã; e integração entre cursos e turmas conduzida pelos centros acadêmicos, à tarde.

A programação encerra-se com visita guiada à Fazenda Experimental da Ufopa: na quinta-feira, 22, com a turma de calouros de 2021; e na sexta-feira, 23, com os calouros de 2022. O ônibus que levará os estudantes sairá às 7 horas da guarita do Campus Tapajós, com previsão de retorno às 13h.

Confira a programação completa AQUI.

Saúde Coletiva – O Evento de Integração e Acolhimento do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) 2022.1 ocorrerá no período de 20 a 22 de setembro, no Auditório da Unidade Tapajós, com o objetivo de socializar com os calouros atividades científicas culturais, além de apresentar o corpo técnico-docente e a estrutura física do instituto.

Na terça-feira, dia 20, a partir das 17h30, haverá entrega de kits aos discentes e apresentação dos cursos, programas e do corpo técnico-docente do instituto. A programação continua na quarta-feira, 21, com debate sobre “As Práticas Integrativas e Complementares: Perspectivas e Incorporação no Sistema Único de Saúde” e mesa de conversa sobre “O campo da Saúde no Brasil: Perspectivas do Sanitarista e do Farmacêutico”.

Confira:

Programação do Evento de Integração e Acolhimento do Isco 2022.1

Cartilha “Conhecendo um pouco do Instituto de Saúde coletiva”

Formação Interdisciplinar – A Semana de Recepção do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ambientais (Bica) do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) será realizada a partir das 18h30, no Auditório do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), situado na entrada da Unidade Tapajós, com a apresentação do curso e do corpo técnico-docentes na terça-feira, 20; e com orientações acadêmicas, na quarta-feira, 21.

Na quinta-feira, 22, a partir das 17 horas, haverá uma visita guiada pela Unidade Tapajós, seguida de trote ecológico com os calouros. Às 19h30, será realizada a roda de conversa “Perspectivas, oportunidades e desafios do estudante universitário”, no Núcleo de Acompanhamento Pedagógico (Nape) do CFI.

Na sexta-feira, 23, o evento de recepção continua a partir das 18h30, no Auditório da Unidade Tapajós, com entrega de kits aos calouros e realização de aula magna do curso com o tema “Qualidade de Vida em Comunidades Rurais na Amazônia”, a ser proferida pelo professor da Ufopa Tiago Vieira.

Confira a programação completa AQUI.

Engenharia e Geociências – No Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) haverá atividades diferenciadas para cada curso do instituto, começando com o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Terra que fará a programação na terça-feira, dia 20, a partir das 8h30, no Auditório da Unidade Tapajós, com a apresentação do Programa de Ciências da Terra e da palestra “Hidrologia e Biogeofísica na Flona Tapajós: Estudo Integrado de Solo, Planta e Atmosfera”, com o pesquisador Tyeen Taylor, da Universidade de Michigan. À tarde, a partir das 14h30, haverá a apresentação dos cursos de Geofísicas e Ciências Atmosféricas. Confira a programação completa AQUI.

Também na terça-feira, 20, a partir das 8h30, na sala 119 do Bloco Modular Tapajós, haverá a recepção dos calouros de Geologia, com a apresentação do curso, do centro acadêmico e da empresa júnior; e visita guiada aos laboratórios e outros setores. Às 14 horas, o professor Raphael Tapajós ministrará a palestra “Ciências da Terra”. Confira a programação completa AQUI.

Já na quarta-feira, 21, às 18 horas, o Programa de Ciência e Tecnologia promove o plantio de mudas dos calouros ingressantes no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Confira a programação completa AQUI.

Outro destaque é o evento “Computer Family”, que será realizado na quinta-feira, 22 de setembro, das 14h30 às 20h, no Auditório da Unidade Tapajós, com objetivo de promover a integração entre docentes e discentes do Programa de Computação, através da troca de relatos de experiências e resultados de projetos de pesquisa e de extensão. O evento contará ainda com a palestra do professor Celson Pantoja Lima, com o tema “O papel da computação na 4ª Revolução Industrial”. Confira a programação completa AQUI.

Ufopa prepara programação especial para receber calouros 2022

Ufopa retoma aulas presenciais com aula magna no dia 19 de setembro

Comunicação/Ufopa, atualizada em 19/09/2022.

16/09/2022