Ultima atualização em 4 de Maio de 2023 às 14:45

Universidades Federais da região Norte divulgam Carta de Roraima

Nesta terça-feira, 2 de maio, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes Norte) divulgou a Carta de Roraima, assinada pelas universidades federais da região Norte do país. O documento aborda desafios, fragilidades e perspectivas para o futuro do ensino superior na Amazônia e apresenta propostas para aprimorar a educação na região.

O texto foi elaborado após um encontro realizado nos dias 26 e 27 de abril em Boa Vista, no Campus Paricarana da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Reitores das universidades federais da Amazônia se reuniram para debater problemas comuns enfrentados pelas instituições e propor soluções. O tema central das discussões foi “Desafios, fragilidades e perspectivas para a Amazônia: o papel e as contribuições das universidades federais”.

Francisco Ribeiro da Costa, presidente da Andifes Norte e reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), destacou a importância do encontro, que serviu como uma oportunidade para debater e propor soluções para os problemas enfrentados pelas universidades da região. A Carta de Roraima norteará as demandas das instituições da região amazônica junto ao governo federal.

A reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Aldenize Ruela Xavier, destacou a necessidade dessa mobilização e a urgência em se buscar formas de reduzir as assimetrias regionais: "Nós, reitores das Universidades Federais da Amazônia, estivemos reunidos com a presidente da Capes, Mercedes Bustamante, discutindo estratégias para reduzir as assimetrias de investimento. A região Norte recebe 5% de investimento em pesquisa mesmo sendo 10% do PIB brasileiro. É preciso o investimento maciço nas instituições da Amazônia. Somos os protagonistas de nosso desenvolvimento. O vazio de nossa atuação causa problemas graves que urgem encaminhamentos".

A programação do evento contou com palestras e discussões com representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Saúde, abordando temas como saúde, pós-graduação, desenvolvimento e orçamento das universidades na Amazônia. José Geraldo Ticianeli, reitor da UFRR, ressaltou os principais pontos da Carta de Roraima, como a necessidade de um olhar diferenciado para a matriz de distribuição orçamentária e a revisão dos critérios de permanência dos estudantes no Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

Os documentos serão enviados aos ministérios correspondentes para tentar promover alterações na legislação. A região Norte possui 11 universidades federais e tem o menor número de matrículas do país. O evento buscou contribuir para o desenvolvimento da região amazônica e fortalecer a atuação das universidades federais na região.

Entre as propostas apresentadas na Carta de Roraima estão a recomposição do orçamento das universidades da Amazônia, a garantia de criação de funções comissionadas e cargos de direção, a ampliação dos recursos de pesquisa e extensão, a recuperação de investimentos do Pnaes e o redimensionamento do número de bolsas de pós-graduação. A expectativa é que as instâncias decisórias cooperem e invistam no desenvolvimento social, científico e tecnológico da Amazônia brasileira.

Acesse a Carta de Roraima aqui.

Comunicação/Ufopa, com informações da Assessoria de Comunicação da UFRR
04/05/2023

Reitores das Ifes da região Norte. Foto: Ascom UFRR.