Ultima atualização em 17 de Agosto de 2022 às 12:27

V FECITBA lança editais para submissão de trabalhos até 31 de agosto

De 18 a 21 de outubro será realizada a V Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas – Pará (FECITBA-PA), evento híbrido – parte remota e parte presencial – promovido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e sob coordenação geral do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC). Nesta edição de 2022, os interessados em participar podem submeter trabalhos em duas modalidades: no III Concurso de Desenhos e também na modalidade "Relatos de práticas e de materiais didáticos de profissionais da educação". As submissões de trabalhos podem ser feitas até o dia 31 de agosto de 2022 no site www.even3.com.br/vfecitba2022.

Este ano, o III Concurso de Desenhos vem com o tema “CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMAZÔNIA: O QUE SE PRODUZIU E PRODUZ NO PARÁ?” e tem como um dos objetivos incentivar os estudantes a pesquisar, refletir e registrar, por meio de desenhos, a produção de ciências e tecnologias no estado do Pará e sua importância para o desenvolvimento da região e do país. Podem participar do concurso estudantes com idades entre 5 e 18 anos completos matriculados na educação básica, educação infantil, ensino fundamental ou ensino médio, em instituições públicas ou privadas do estado do Pará.

No ato da submissão, além do desenho, deverá ser submetido também um vídeo de até 3 minutos, no qual o autor apresente o desenho, explicando a relação com o tema. Os desenhos submetidos também devem ter relação com um dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Relatos de práticas e de materiais didáticos

Outra modalidade de participação, voltada para os profissionais da educação, tem como tema "Relatos de práticas e de materiais didáticos de profissionais da educação". Esse edital tem como objetivo criar na FECITBA um espaço de compartilhamento e valorização de experiências desenvolvidas nas instituições formais e não formais de educação, referentes à iniciação científica na educação básica, ao uso de tecnologias educacionais e à produção de materiais didáticos para a educação básica.

Poderão submeter trabalho para essa modalidade pessoas com ensino superior completo ou em andamento que se dediquem à educação em instituições formais e/ou não formais de educação do estado do Pará, tendo ou não vínculo formal com estas instituições, a exemplo de professores, estudantes de licenciatura, estudantes de pós-graduação em áreas de ensino ou educação, entre outros.

Confira o vídeo de divulgação do V Fecitba no link: https://www.youtube.com/watch?v=SmNz9bAoLJQ.

Talita Baena – Comunicação/Ufopa

09/08/2022