Ultima atualização em 27 de Novembro de 2018 às 15:11

VII Semana da Consciência Negra da Ufopa começa hoje

"Negritude, poder e resistência: negros e negras, ocupem os espaços". Com esse tema começa hoje a VII Semana da Consciência Negra da Ufopa. A programação de abertura será no auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon, a partir das 18h30. Haverá apresentação musical e a palestra 'Ações afirmativas e anti-racismo: negritude e resistência na Unidade', com a Pró-Reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A coordenação prorrogou até hoje as inscrições para a Semana da Consciência Negra. A programação constitui um espaço político-acadêmico de formação e sensibilização sobre a necessidade permanente de combate ao racismo e de promoção de igualdade racial. Também vai discutir a presença negra na formação histórico-social do Brasil e da Amazônia.

De acordo com a coordenação, além de o evento ser um instrumento de fortalecimento da  luta enquanto movimento negro/quilombola, nesta edição pretende-se refletir sobre a presença negra nos vários espaços e áreas sociais (educação, universidade, trabalho, arte, religiosidade, etc.), assim como discutir como o racismo estrutural é determinante no processo de exclusão e negação. Também é propósito dos organizadores, este ano, debater a condição da população negra diante de um contexto contemporâneo de avanço do racismo e de uma política de retirada de direitos.

A programação é organizada de forma coletiva, reunindo a universidade e organizações: Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), por meio da Diretoria de Ações Afirmativas; Projeto de Africanidades; Coletivo Quilombola (CEQ); Coletivo de Estudantes Negros da Ufopa Alessandra Caripuna; Projeto Cursinho Quilombola. O evento conta com apoio da Federação das Organizações Quilombolas de Santarém; Pró-Reitoria da Comunidade, Cultura e Extensão (Procce); Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) e Instituto de Ciências da Educação (Iced).

As inscrições podem ser feitas nas três unidades da Ufopa em Santarém: Unidade Rondon – sala do projeto de Africanidades; Unidade Amazônia – sala do CEQ; e Unidade Tapajós – saguão. A taxa de 10 reais dá direito à participação em duas oficinas. O evento terá carga horária de 30 horas.

Confira aqui a programação completo do evento.

12/11/2018 atualizada em 19/11/2018