Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

VIII Jornada Acadêmica da Ufopa começa na segunda-feira, dia 9, em Santarém


6 de Setembro de 2019 às 09:47

Aberto ao público, maior evento acadêmico da Ufopa integra e apresenta principais ações de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas pela universidade.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza no período de 9 a 14 de setembro de 2019, em Santarém (PA), a VIII Jornada Acadêmica, que este ano apresenta como tema “Conexões com a Comunidade”. Maior evento acadêmico da universidade, com mais de dois mil participantes inscritos, a Jornada tem o objetivo de promover o intercâmbio científico e cultural, socializando a produção de conhecimento desenvolvida nos cursos de graduação e de pós-graduação, incluindo atividades de pesquisa e ações de extensão da Ufopa, que este ano completa 10 anos.

Aberta ao público e à comunidade acadêmica, a Jornada Acadêmica integra os principais eventos científicos da instituição, como o IX Seminário de Iniciação Científica, o VII Seminário de Pós-graduação e o VII Seminário de Graduação, além dos Seminários Temáticos, do V Salão de Extensão, o III Fórum de Graduação e o I Fórum Integrado de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, entre outras atividades culturais e esportivas. A programação ocorrerá, das 8h30 às 22 horas, no Campus Santarém, nas unidades Tapajós, Rondon e Amazônia. Além da comunidade acadêmica de Santarém, o evento contará com a participação de alunos, professores e servidores dos campi de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/f4cc0a6b0767f7bec925e659385f0eac.png
Alunos da graduação, de iniciação científica e da pós-graduação
apresentarão resultados de pesquisas realizadas na Ufopa.

 

Programação – A VIII Jornada Acadêmica da Ufopa começa na segunda-feira, 9 de setembro, a partir das 8h30, no auditório da Unidade Tapajós, com solenidade de abertura e apresentação cultural integradora. Em seguida, no mesmo local, será realizado o Workshop do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. Também pela manhã terá início o V Salão de Extensão, a ser realizado no saguão do 2º andar do Bloco Modular Tapajós (BMT).

Promovido pela Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), o Salão de Extensão visa integrar e divulgar as diversas atividades extensionistas realizadas pela Ufopa. Durante o evento, que se estenderá pelo turno da tarde, serão apresentados os resultados dos planos de trabalho contemplados com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), além da Mostra de Projetos de Cultura e Extensão e de parceiros internos e externos.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/b0d2f094f57964122e210fdbb8bb3355.png
As atividades extensionistas da Universidade serão apresentadas durante o V Salão de Extensão.

 

À tarde, das 14h30 às 17h45, serão ministrados minicursos e oficinas promovidos pelas Unidades Acadêmicas da Ufopa, distribuídos nas Unidades Tapajós, Rondon e Amazônia. No mesmo horário, no auditório do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), situado na Unidade Tapajós, será realizado o Workshop de Grupos de Pesquisa + Café com Ciência, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit). A segunda-feira termina ao som do Rock in Rio Tapajós, a ser realizado, a partir das 17h, na beira do rio, na Unidade Tapajós.

A Jornada prossegue na terça-feira, 10 de setembro, com o início do IX Seminário de Iniciação Científica, que tem por objetivo de promover a socialização de conhecimentos gerados pelas pesquisas dos discentes dos cursos de graduação da Ufopa. Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), o evento ocorrerá de 10 a 13 de setembro, com apresentação dos bolsistas de iniciação científica dos programas Pibic, Pibiti e Pibic-EM, nas salas de aula do prédio laranja da Unidade Tapajós.

À noite, a partir das 18h30, no auditório da Unidade Tapajós, terá início o III Fórum de Graduação, espaço de discussão das políticas de ensino da Universidade, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen). Aberto ao público, o Fórum de Graduação prossegue na quarta-feira, dia 11, e na quinta-feira, dia 12, no mesmo horário e local.

Pós-Graduação – A Jornada contará ainda com o I Fórum Integrado de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, que será realizado nos dias 11 e 12 de setembro, pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), no auditório da Unidade Tapajós. As unidades acadêmicas da Ufopa também marcam presença na Jornada, por meio dos Seminários Temáticos, a serem realizados nos dias 12 e 13 de setembro.

Outro destaque da Jornada é o VII Seminário de Pós-Graduação que visa promover a socialização de conhecimentos gerados pelos grupos de pesquisa e discentes associados aos cursos de pós-graduação da universidade. Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), o Seminário contará ainda com o Workshop dos Grupos de Pesquisa, Seminário de Teses e Mostra de Vídeos da Pós-Graduação.

A VIII Jornada Acadêmica da Ufopa termina no sábado, dia 14. A partir das 8h30, será realizada a premiação dos melhores trabalhos apresentados no auditório da Unidade Tapajós, enquanto que no ginásio do Colégio Dom Amando serão realizadas atividades esportivas.

Confira a programação completa da VIII Jornada Acadêmica da Ufopa.

Mais informações no sítio da Jornada.

Serviço: VIII Jornada Acadêmica da Ufopa

  • Data: 9 a 14 de setembro de 2019
  • Horário: 8 às 22 horas
  • Locais: Unidades Tapajós, Rondon e Amazônia, Campus Santarém

Comunicação/Ufopa

5/9/2019

Notícia em destaque