Ultima atualização em 1 de Novembro de 2019 às 10:41

“Viva Campi” marca comemoração dos 10 anos da Ufopa

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) completa em novembro deste ano 10 anos de existência, e para comemorar a data haverá uma programação especial de aniversário, denominada “Viva Campi”, a ser realizada nos municípios onde se situam os campi fora da sede: Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná.

A comemoração dos dez anos da Ufopa começa nesta sexta-feira, 1º de novembro, nos campi de Juruti, Óbidos e Oriximiná. Em Juruti a programação terá início às 8h30, com mesa de abertura, parabéns e coquetel. Às 10 horas, haverá a palestra “Ufopa, 10 anos: história, realizações e futuro”, e, às 11 horas, relatos de alunos e colaboradores egressos de projetos da Ufopa. À tarde, a partir das 14 horas, serão realizadas atividades culturais, como show de talentos, gincana e aulão de dança. O Campus Juruti está localizado na Rua Vereador José de Sousa Andrade, no bairro São Marcos.

Em Oriximiná o aniversário da Ufopa começa às 17 horas, com apresentação cultural dos indígenas da etnia Wai-wai (dança do tracajá) e do Coletivo de Estudantes Quilombolas no campus, localizado na Rodovia PA 439, n° 257. Também haverá exibição do vídeo institucional em comemoração aos 10 anos da Ufopa, corte do bolo de aniversário e entrega de título de honra ao mérito aos melhores estudantes de cada curso. Em Óbidos haverá, pela manhã, a partir das 8h30, culto ecumênico, palestra e apresentação cultural e literária no campus, situado na Av. Prefeito Nelson Souza, bairro Perpétuo Socorro.

Em Alenquer, o destaque será a realização, no dia 8 de novembro, do I Seminário de Pesquisas e Extensão (I SEPEX-Cale), que visa discutir e divulgar a produção científica da Universidade. Aberto ao público, o evento será realizado, a partir das 17 horas, no Auditório da Secretaria de Cultura de Alenquer, com apresentação de trabalhos acadêmicos  dos alunos de iniciação científica. Às 18 horas, haverá o debate "Profissão Administrador: configuração atual e perspectivas futuras", com a participação dos docentes do Campus.

Em Itaituba a programação de aniversário também será realizada nos dias 4 e 5 de novembro, com palestras, oficinas e torneios de futsal e voleibol. No dia 4, a cerimônia de abertura ocorrerá a partir das 8h30, no auditório do campus, situado na Rua Terceira, bairro Liberdade. Em seguida, haverá palestras sobre as formas de acesso à universidade e sobre o perfil do profissional de Engenharia Civil, além da exposição de ações de pesquisa e de extensão realizadas pelos discentes. À tarde, das 14h às 18h, serão realizados torneiros de futsal e voleibol no Ginásio Poliesportivo de Itaituba. Confira a programação completa aqui.

Em Monte Alegre, a programação ocorrerá na terça-feira, 5 de novembro, a partir das 8h30, com apresentações culturais, histórico da Ufopa e do Campus Universitário, exposição de trabalhos acadêmicos de alunos bolsistas e corte do bolo. À tarde, a partir das 14h30, serão realizados torneios de tênis de mesa, xadrez, dama e dominó, com entrega de medalhas e troféus aos vencedores. O Campus Monte Alegre está localizado na Travessa Major Francisco Mariano, bairro Cidade Alta.

Confira:

25/10/2019, atualizado em 30/10/2019.