Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 16 de Março de 2023 às 11:40

Você sabe o que faz um engenheiro sanitarista ambiental?


Cartilha elaborada por estudantes do curso traz explicações sobre essa profissão

A cartilha “O que faz um engenheiro sanitarista e ambiental? Entenda como o Pronera pode te ajudar a se tornar um”, elaborada por alunas do bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental (Besa) do ICTA, já está disponível on-line. (O link de acesso está no final deste texto.)

A cartilha explica os detalhes da profissão de engenheiro sanitarista, apresenta o campo de atuação, dá detalhes da profissão e também apresenta a previsão de ganhos salariais, que podem chegar até R$ 10 mil reais por mês. É voltada ao público-alvo do Pronera, mas ajuda a conhecer esta profissão que é considerada por especialistas uma das mais promissoras na atualidade.

Para Alinykésia Feitoza Cunha, uma das autoras da cartilha, o objetivo principal é divulgar o Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental entre os jovens e adultos residentes em assentamentos rurais reconhecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), “uma vez que o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) é destinado a esse público. Ademais, para toda a comunidade interna e externa à universidade, que tenham o interesse de conhecer um pouco mais sobre o curso”, concluiu.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) acaba de lançar edital para seleção de alunos para o curso de Bacharelado em Engenharia Sanitária Ambiental (BESA) do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), ofertado em parceira com o Incra por meio do Pronera.

De acordo com a coordenadora do BESA, Profa. Dra. Rose Meira (ICTA), “a cartilha aborda de forma dinâmica a atuação e atribuições do profissional da área, assim como a estrutura curricular, cronograma do curso e suas particularidades. Dessa forma, os futuros alunos da Ufopa podem, de forma simples e explicativa, se informar a respeito do curso auxiliando-os na escolha da graduação”. Ela ressalta ainda que essa turma está sendo ofertada por meio de um convênio entre a Ufopa e o Incra, no âmbito do Pronera, para fortalecer as condições de acesso à educação de moradores residentes em assentamentos rurais. “A ação faz parte das comemorações dos 25 anos do Pronera e está na lista de prioridades dias 100 primeiros dias do governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva (2023-2026)”, completou.

“Desde já desejamos bons estudos para os futuros alunos do curso. Para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos, podem entrar em contato pelo e-mail pronera.besa.ufopa@gmail.com e/ou pela rede social Instagram: @pronerabesa.ufopa", informou Danielly Barbosa Panassolo, uma das autoras da cartilha.

A cartilha está disponível para ser baixada gratuitamente AQUI.

Comunicação Ufopa
16/03/2023

Notícia em destaque